Manifestantes bolsonaristas invadem Congresso Nacional
Após invasão, Governador do DF exonera Secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres.
Um grupo de bolsonaristas invadiu o Congresso Nacional utilizando pedaços de pedras e madeiras, na tarde deste domingo (8). Os participantes dos atos antidemocráticos também invadiram o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).
A Polícia Militar (PM) tentou intervir com uso de spray de pimenta, mas os bolsonaristas radicais conseguiram invadir a área de contenção. Os vândalos tiveram acesso ao Salão Verde da Câmara dos Deputados.
Cadeiras e vidros do prédio foram quebrados pelos radicais, que gritavam "O Brasil é nosso dentro do Planalto". O Exército foi acionado até o local.
No STF, os bolsonaristas quebraram vidros da fachada e conseguiram ter acesso ao prédio. A porta do gabinete do Ministro Alexandre de Moraes foi destruída e retirada pelos radicais.
O Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, confirmou a exoneração do Secretário de Segurança Pública do DF, Anderson Torres. "Determinei a exoneração do Secretário de Segurança DF, ao mesmo tempo em que coloquei todo o efetivo das forças de segurança nas ruas, com determinação de prender e punir os responsáveis. Também solicitei apoio do governo federal e coloco o GDF à disposição do mesmo", publicou no Twitter.
O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, publicou no Twitter que haverá reforços para conter a invasão. "Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça", escreveu o ministro.
No Twitter, o senador Randolfe Rodrigues disse que está protocolando ao STF o pedido de afastamento de Anderson Torres. "Estamos protocolando agora dois pedidos ao ministro Alexandre de Moraes: 1 - Prorrogação do inquérito dos atos antidemocráticos a partir dos acontecimentos de hoje. 2 - Impedimento de posse e, em caso de posse, afastamento do Senhor Anderson Torres, da Secretaria de Justiça do DF", publicou.
Determinei a exoneração do Secretário de Segurança DF, ao mesmo tempo em que coloquei todo o efetivo das forças de segurança nas ruas, com determinação de prender e punir os responsáveis. Essa absurda tentativa de impor a vontade pela força não vai prevalecer. O Governo do Distrito Federal afirma que haverá reforços. E as forças de que dispomos estão agindo. Estou na sede do Ministério da Justiça. Mais imagens de destruição dentro do Palácio do Planalto. pic.twitter.com/T4X9IM3Qv8 Bolsonaristas quebram cadeiras e vidros dentro do Palácio do Planalto. pic.twitter.com/gajeRb4NCs
Também solicitei apoio do governo federal e coloco o GDF à disposição do mesmo.
Leia também:
Matéria atualizada às 17h10 para acrescentar exoneração do secretário de segurança, Anderson Torres.