TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Fake News

É falsa publicação sobre morte de idosa entre detidos em Brasília

O vídeo vinculado à falsa notícia na verdade é uma reportagem de 2014 sobre o atropelamento de uma idosa em João Pessoa

Por Carlos Rocha Publicado em
É falsa publicação sobre morte de idosa entre detidos em Brasília
É falsa publicação sobre morte de idosa entre detidos em Brasília (Foto: Reprodução)

Circula nas redes sociais a notícia falsa de que uma mulher idosa teria sido morta no local onde estão os detidos por atos golpistas em Brasília. A publicação é acompanhada de um vídeo que mostra o sofrimento de algumas pessoa ao receber a notícia sobre uma morte. O vídeo é trecho de uma reportagem da TV Tambaú, afiliada do SBT na Paraíba, exibida em 2014. A matéria falava sobre o atropelamento de uma idosa, no bairro Ernani Sátiro, que não resistiu aos ferimentos e morreu.

A publicação infundada dá a entender que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes estaria mandando matar os detidos, o que é falso. A Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal negam que tenha havido mortes no local em que os golpistas estão detidos. O corte da reportagem circula na plataforma Kwai ao menos desde maio de 2022, ou seja, sete meses antes dos atos golpistas.

Nas publicações checadas, há uma legenda com os dizeres “Xandão do PCC tá mandando matar patriotas e as frouxas armadas não fas (sic) nada”, em alusão ao ministro Alexandre de Moraes. Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 5.600 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (12).



Relacionadas