Novo golpe: "falso erro" em pagamento por aproximação gera transtorno
Dicas importantes podem reduzir os riscos de se cair na modalidade criminosa
Na hora de pagar uma conta é comum usar o cartão de crédito na modalidade aproximação. A prática tornou-se uma das preferidas principalmente em função da pandemia da Covid-19. No entanto, a companhia de cibersegurança Kaspersky informou que foram identificadas variantes de um vírus que tem como objetivo roubar dados de cartões usados em maquininhas e fazer compras "fantasmas".
O componente consiste em criar um erro na hora do cliente aproximar o cartão. Isso força a inserção do cartão na máquina, tornando mais propício o roubo de informações como dados e senhas.
Quando ocorrer a mensagem de erro na maquineta, o cliente deve tentar passar por aproximação novamente. Em caso de cartões com limites mais altos, é recomendada a sinalização de 'beeps' sempre que uma compra for aprovada. Dando errado, é indicado o uso de outras formas de pagamento - como dinheiro e pix. Sendo, no entanto, o cartão o único meio de pagamento, a compra pode ser realizada se o cliente sentir segurança. Mas, há dicas que podem reduzir os riscos.
Confira:
- O cliente deve checar os valores emitidos na fatura do seu cartão. Caso não reconheça alguma transação realizada, deve-se entrar em contato com a instituição financeira.
- Não é recomendado usar o computador de empresas ou de lan-houses em sistemas de pagamento.
- Deve-se ter uma solução de segurança eficaz e atualizada nos dispositivos.
Leia mais: