Lula e Alckmin são diplomados pelo TSE; veja como foi a cerimônia
A solenidade acontece no plenário da Corte
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, e o vice eleito, Geraldo Alckmin serão diplomados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta segunda-feira (12). A solenidade acontece no plenário da Corte.
A diplomação é uma cerimônia organizada pela Justiça Eleitoral e tem o objetivo de formalizar a escolha da maioria dos eleitores nas urnas. O evento marca o encerramento do processo eleitoral. Com a entrega dos diplomas assinados pelo presidente do TSE, os candidatos eleitos ficam habilitados para exercer o mandato.
Quando começou o discurso, o presidente eleito Lula se emocionou e disse, com a voz embargada: "Na minha primeira diplomação em 2002, lembrei da ousadia do povo brasileiro em conceder, para alguém tantas vezes questionado por não ter diploma universitário [...] Eu quero pedir desculpas pela emoção, porque quem passou o que eu passei nesses últimos anos, estar aqui agora é a certeza de que Deus existe".
"Este não é um diploma do Lula presidente. É um diploma de uma parcela significativa do povo que ganhou o direito de viver em democracia. Vocês ganharam esse diploma", disse Lula.
Leia também: