Conheça dicas e receitas para evitar a ressaca no Ano-Novo
Esses efeitos estão relacionados à tentativa do organismo de absorver alimentos consumidos, que em geral são ricos em gordura e carboidratos
O mundo festeja a Virada do Ano e celebra a chegada de 2023. Para muitos, essas comemorações são sinônimos de muita comida e bebida alcoólica. Nesse período, fica difícil não cair na tentação e exagerar. As mesas costumam ser fartas, em sua maioria, com alimentos que não costumam ser muito saudáveis. Mas você pode blindar seu corpo para evitar que a festa termine desagradável.
Enjoo, sensação de mal-estar e azia podem ser resultado da comilança. Esses efeitos estão relacionados à tentativa do organismo de absorver alimentos consumidos, que em geral são ricos em gordura e carboidratos.
A nutricionista Vitória Regina conversou com o Portal T5 e deu dicas de como aproveitar a festa sem prejuízos à saúde, o pós-festa e como evitar a famosa “ressaca”.
Vitória explica que o primeiro passo é pensar na hidratação. Para se manter hidratado, não basta beber água apenas quando tiver sede e compensar tomando grandes quantidades.“A gente não bebe água como deveria. A gente espera primeiro ter sede para poder beber água. Quando sentimos sede é porque já estamos em algum grau de desidratação e isso não é legal para o organismo, menos ainda para o cérebro. Então é água imediatamente e sempre.”
Em relação à alimentação no dia seguinte, a dica é evitar pães e massas e dar preferência a frutas, se possível junto com iogurte. A nutricionista justifica que o iogurte é rico em lactobacilos vivos e que isso ajuda no funcionamento do estômago e do intestino.
Para os casos de ressaca, a ingestão de água deve ser redobrada, fazendo com que o fígado elimine o álcool do corpo. “Para quem não sabe quanto de água tem que tomar, uma das perspectivas é: você toma um litro de água para cada 20 quilos de peso. Então, por exemplo, uma pessoa de 40 quilos vai tomar 2 litros de água.”
A água de coco também é uma ótima opção. De acordo com a nutricionista, a água de coco ajuda na reposição de sais minerais. Entre os alimentos já citados, a banana, ovo, tomate, brócolis e espinafre ajudam a eliminar toxinas do álcool do corpo.
Para quem está seguindo um plano alimentar, a maneira mais sábia de encarar essa época do ano é minimizar estragos, agora é hora de relaxar um pouco e aproveitar esse breve momento, e no dia seguinte voltar à rotina.
“A alimentação não é algo parado, é muito dinâmico. Então tem dia que eu vou conseguir seguir a dieta e tem dia que não. As confraternizações que a gente está tendo o foco é a confraternização né? Então se a pessoa pensar que ela consegue comer tudo tranquilamente, cria uma boa relação com a comida e sem ficar com aquele peso na consciência, sem ficar com aquela sensação de culpa, de sair da dieta, de comer mais do que deveria. Esse tipo de pensamento não é o que nós nutricionistas queremos.É fazer com que a pessoa entenda que ela pode comer só não vale exagerar.” falou Vitória.
A nutricionista compartilhou duas receitas para o leitor aproveitar o primeiro dia do ano da melhor forma possível. Confira:
Omelete de tomate
Ingredientes:
1 ovo
½ tomate picado
Modo de preparo: Bata o ovo e depois acrescente o tomate picado e misture. Numa frigideira antiaderente coloque a mistura e deixe dourar dos dois lados. E pronto!
Chá verde com gengibre
Ingredientes:
Pedaço de 3 gramas de gengibre
1 xícara de água;
1 saquinho de chá verde.
Modo de preparo: Ferva a xícara de água. Adicione o gengibre e deixe ferver por mais 30 segundos. Tire do fogo e acrescente o chá verde. Deixe descansar por três minutos, remova o saquinho, mexa e sirva-se.
Veja também: