Redação do Enem aborda valorização de comunidades e povos tradicionais
Primeira parte da avaliação 2022 é aplicada para estudantes de todo o Brasil neste domingo (13)
O ministro da educação, Victor Godoy, divulgou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem 2022, aplicado em todo Brasil neste domingo (13). A prova é necessária para o ingresso nas universidades públicas.
"O tema da redação do Enem 2022 é: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil", escreveu Godoy em uma rede social.
O tema da redação do Enem 2022 é: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".#enem2022
— Victor Godoy (@victorv_godoy) November 13, 2022
A questão dos povos tradicionais foi alvo de polêmicas ao longo do governo de Jair Bolsonaro (PL). Em outubro, o presidente extinguiu o conselho fiscal e comitês da Funai, entidade responsável pela proteção da população indígena. No mesmo mês, indígenas foram ao TSE após o chefe de Estado afirmar erroneamente durante uma entrevista que a etnia yanomami era canibal.
Porta de acesso ao ensino superior, 3,4 milhões de candidatos se inscreveram para o exame deste ano. O número, por sua vez, é o menor em 17 anos.
Na primeira etapa da prova, além da redação, os estudantes serão avaliados em Linguagens e Ciências Humanas. No próximo domingo (20), será a vez de Matemática e Ciências da Natureza.
Leia também: