TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
juntos

Partidos Pros e Solidariedade anunciam fusão

Juntas, as legendas devem superar cláusula de barreira

Por Carlos Rocha Publicado em
Confira os deputados federais eleitos pela Paraíba
Confira os deputados federais eleitos pela Paraíba (Foto: Agência Câmara/Arquivo)

Dirigentes dos partidos Pros e Solidariedade anunciaram nesta sexta-feira (7) um acordo para a fusão das legendas. O comunicado é assinado pelos presidentes das duas siglas, Euripedes Jr e Paulinho da Força.

"Essa unidade é motivada pela identidade, compatibilidade de valores e visão compartilhada do projeto político nacional", diz o texto divulgado.

Os dois partidos integram, atualmente, a coligação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa do segundo turno presidencial.

Paulinho da Força afirmou que o processo passa agora por "questões burocráticas", como a convocação de uma convenção e a composição da nova diretoria. A ideia é manter o nome Solidariedade e adotar o número eleitoral do Pros, 90.

Na Paraíba, o Pros não conseguiu vaga na Câmara dos Deputados ou na Assembleia Legislativa. Já o Solidariedade conseguiu duas cadeiras na ALPB, que vão ser ocupadas por Doutor Eduardo Brito e Eduardo Carneiro.

Mesmo com o número de deputados federais eleitos em outros estados somados, os partidos ainda ficam abaixo do mínimo de 11 necessário para superar a cláusula de barreira pelas regras atuais.

Por outro lado, as siglas atendem ao outro critério definido: reúnem pelo menos 2% dos votos válidos nacionais, e 1% dos válidos em pelo menos nove estados.

Sem uma fusão como a anunciada, as siglas perderiam acesso a verbas dos fundos eleitoral e partidário, além de tempo de televisão e vaga nos debates das eleições 2024 e 2026, por exemplo.



Relacionadas