Sindicato de motoboys pede troca de mochila de app por baú
O pedido foi feito por meio de um manifesto, no qual se exige que as empresas de delivery façam a troca do acessório
O Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas do Estado de São Paulo (SindimotoSP) está sugerindo a troca de mochilas, ou bags, de aplicativo por baús. O pedido foi feito por meio de um manifesto, no qual se exige que as empresas de delivery façam a troca do acessório.
De acordo com o sindicato, a medida visa diminuir a atuação de falsos entregadores na cidade, bem como atender a determinação de “motofrete”, colocada pela Secretaria de Mobilidade e Trânsito. Esta proíbe a transportação de carga em equipamentos fixados por alças ou outros dispositivos junto ao corpo do condutor, assim como mochilas, durante o trânsito da motocicleta.
"A criminalidade aumenta dia a dia. Infelizmente, muitos bandidos estão travestidos de “Entregadores” e prejudicam os guerreiros das motocas, aqueles Entregadores explorados pelas empresas de aplicativos. O pânico se instalou, pois, os falsos motoboys estão com as armas em punhos assaltando os cidadãos de bem, e as empresas de Apps estão desesperadas", escreveu o sindicato em seu site no dia 29 de abril.
A organização também sugere que as entregas possam ser realizadas somente por motociclistas cadastrados na prefeitura, o que levaria a função de entregador a fazer parte da categoria profissional de motofrete.
Falso entregador
No último dia 25, o homem que agia como falso entregador foi preso em São Paulo após matar Renan Silva Loureiro, um jovem de 20 anos.
Além desse crime, o criminoso está sendo investigado por estar envolvido em uma tentativa de latrocínio e outros dois assaltos.