Coronavac deverá ser aplicada só em crianças, diz Queiroga
Após o fim da Emergência em Saúde, o Ministério entrou com pedido para aplicação do imunizante apenas em crianças e adolescentes
Marcelo Queiroga, nesta segunda-feira (18), revelou que a vacina CoronaVac deverá ser utilizada somente no público que tem entre 5 e 18 anos. A mudança é consequência do fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional da Covid-19, anunciada pelo próprio ministro no último domingo.
De acordo com a mudança, a autorização para uso emergencial de vacinas, como é o caso da CoronaVac, perderão a validade. No entanto, o Ministério da Saúde já solicitou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a renovação das autorizações de insumos para combate à covid-19 por um ano.
O ministro disse que a decisão segue outros países que não usam o imunizante em adultos, além de explicou que quem começou o esquema vacinal com a CoronaVac poderá terminar. Segundo Queiroga, a portaria que estabelece o fim da emergência em saúde deverá ser publicada na quarta-feira (20) e terá um prazo de 30 dias para entrar em vigor.
O Butantan solicitou a ampliação do imunizante para faixa etária de 3 a 5 anos em março deste ano, mas o pedido segue em análise. Na semana passada, a Organização Mundial da Saúde reforçou que ainda não é possível rebaixar o status da Covid-19 de pandemia, mesmo com a diminuição de casos no mundo.
Veja mais: