TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º

Fornecimento de energia na Paraíba está entre os três melhores do Brasil

O levantamento também revela que a quantidade de vezes em que a energia é interrompida diminuiu.

Por Renata Nunes Publicado em
O levantamento também revela que a quantidade de vezes em que a energia é interrompida diminuiu.
O levantamento também revela que a quantidade de vezes em que a energia é interrompida diminuiu. (Imagem: Divulgação/Energisa)

Dados divulgados esta semana pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que o serviço de distribuição de energia elétrica na Paraíba está entre os três melhores do Brasil. Isso significa que os paraibanos têm um fornecimento de energia mais estável e com menos interrupções do que a maioria da população de outros estados brasileiros. O levantamento também revela que a quantidade de vezes em que a energia é interrompida diminuiu. A informação faz parte do ranking de qualidade dos serviços publicado, no último dia 15/03, pela agência reguladora e que avaliou os serviços prestados pelas concessionárias de todo o país em 2020.

A Agência avaliou a qualidade do fornecimento de energia prestado pelas distribuidoras no período de janeiro a dezembro de 2021, divididas em dois grupos: concessionárias de grande porte (com número de unidades consumidoras maior que 400 mil); e concessionárias de menor porte (com o número de unidades consumidoras menor ou igual a 400 mil). Das empresas de grande porte, a Energisa Paraíba (EPB, PB) foi considerada a terceira melhor distribuidora de energia do Brasil. Já a Energisa Borborema foi considerada a melhor do país entre as empresas com até 400 mil consumidores.

O estudo considera uma comparação entre a quantidade de horas e o número de vezes que o cliente ficou sem energia. O indicador DEC é usado para medir as horas que o cliente fica sem luz e o FEC acompanha quantas vezes o fornecimento foi interrompido.

O Grupo Energisa, o maior grupo privado nacional do setor elétrico, teve nove de suas empresas entre as primeiras colocadas: na relação das concessionárias de grande porte (mais de 400 mil unidades consumidoras), sete empresas do Grupo estão entre as 12 melhores. Já entre as distribuidoras de pequeno porte, duas empresas do Grupo Energisa aparecem entre as oito melhores.

A cuidadora de idosos, Maria José de Sousa, moradora de Lucena, cidade a cerca de 47 quilômetros de João Pessoa, conta que percebeu a melhora da qualidade do fornecimento na sua região. “Tenho televisão, muitas luzes acesas em casa, geladeira e outros equipamentos. Uso todos de uma vez e a energia não cai mais. Quando tem falta de energia, os funcionários também são muito rápidos e resolver o problema”, relatou Maria.

O bom resultado está diretamente ligado aos investimentos feitos pela Energisa ao longo dos mais de 20 anos de atuação no Estado, que ultrapassaram o montante de R$ 3,3 trilhões. Somente em 2022, a concessionária investirá mais de R$ 270 milhões na região. Segundo o diretor-presidente da Energisa na Paraíba, Marcio Zidan, o sistema elétrico no estado tem recebido melhorias e expansões continuamente. “Planejamos os investimentos para dar ao Estado a estrutura necessária para manter seu desenvolvimento econômico e social. Hoje, temos confiabilidade para que novas empresas venham investir na região e mais famílias possam ter o conforto que a energia elétrica possibilita. Temos bastante por fazer, sabemos disso, mas essa é uma sinalização que mostra claramente que estamos no caminho certo”, explica.

Segundo Zidan, outro ponto fundamental para a melhoria da qualidade dos serviços são as equipes que estão nas ruas cuidando para que os clientes não fiquem sem energia elétrica. “Nós temos hoje cerca de 2 mil colaboradores da Energisa espalhados por todo o Estado e, sem dúvida alguma, o compromisso de cada um deles, em cada cidade onde atuam, faz toda a diferença”, afirma.

Obras em todos os municípios

Entre os investimentos da empresa, apenas em 2021, está a construção de 52,3 quilômetros de linha de distribuição de alta tensão e ampliação e modernização da rede, com instalação de religadores automáticos, entre outros. Todo o estado foi beneficiado com os investimentos, que incluíram também manutenção e modernização da rede elétrica e renovação de toda a frota de veículos.



Relacionadas