TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Saúde

Anvisa contraindica embarques em navios de cruzeiro neste momento

Em nota, Agência citou risco de "graves episódios sanitários" à saúde dos passageiros

Por Dennison Vasconcelos Publicado em
192202
(Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) afirmou neste domingo (2) que contraindica o embarque de passageiros em navios de cruzeiro para os próximos dias "diante dos aumentos vertiginosos de casos de Covid-19 com identificação de surtos a bordo das embarcações que operam na costa brasileira".

A recomendação, segundo o órgão, ocorre devido à "mudança rápida no cenário epidemiológico, o risco de prejuízos à saúde dos passageiros e a imprevisibilidade das operações neste momento".

Navio MSC Splendida  

No caso do navio MSC Splendida, por exemplo, mais de três mil pessoas foram impedidos de embarcar neste domingo. A Anvisa reconheceu a existência de uma "transmissão sustentada de covid-19 entre tripulantes". A embarcação foi notificada no sábado (1º).

As investigações conduzidas nos últimos dias demonstram que o vírus Sars-Cov-2 se espalha facilmente entre pessoas próximas a bordo de navios e a chance de contrair a doença em navios de cruzeiro é alta, informou o ógão.

"Assim, a recomendação visa proteger a saúde da população e evitar transtornos aos viajantes, considerando-se a possibilidade de interrupção e redução das programações dos navios por decisão sanitária, as indefinições que podem ocorrer para embarque e desembarque, com eventual necessidade de desembarque em porto diferente do inicialmente planejado e a possibilidade de quarentena dos navios, o que pode representar um desconforto para todos".

Veja mais:



Relacionadas