Dia da Visibilidade Trans: entenda a representatividade da data
São frutos do dia 29 de janeiro o uso do nome social no SUS, a criação de ambulatórios especializados no atendimento a travestis e pessoas transexuais
O dia da Visibilidade Transexual, 29 de janeiro, inicia-se no ano de 2004, quando pela primeira vez um grupo de ativistas, brasileiros e de outros países, reuniram-se em Brasília, na Praça do Três Poderes, para reivindicar os direitos da letra T, que está presente dentro da sigla LGBTI+.
Essa reivindicação resultou na criação de um comitê técnico específico para pensar sobre políticas públicas para esse grupo. Com apoio do governo federal, o Ministério da Saúde, iniciou grandes marcos para comunidade T no Brasil.
São frutos do dia 29 de janeiro o uso do nome social no SUS, a criação de ambulatórios especializados no atendimento a travestis e pessoas transexuais e iniciaram-se os primeiros estudos específicos de combate a IST e AIDS/HIV com recorte a comunidade T.
Confira estes vídeos que podem te ajudar a entender um pouco mais sobre o Dia Nacional da Visibilidade Transexual no Brasil: