Tempestade de areia escurece o céu e assusta moradores em Campo Grande
Tempestade escureceu a cidade em um tom vermelho
O dia virou noite na capital de Mato Grosso do Sul. Uma forte tempestade de areia cobriu Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, na tarde desta sexta-feira (15), em um cenário digno de filmes apocalípticos. A tempestade de areia, acompanhada de um forte vento, cobriu o sol e escureceu a cidade em um tom vermelho.
Segundo a empresa MetSul Meteorologia, o aeroporto da cidade registrou rajadas de vento de 94,5 quilômetros por hora (km/h). O vento forte provocou danos na cidade, com explosões de cabos de energia. De acordo com informações da MetSul, a temperatura da cidade estava em 33° antes da ventania; com o evento climático, baixou para 18º.
Veja imagens da tempestade de areia:
Campo Grande ventos de até 94 km/h, Dourados vendaval de 80 km/h, Corumbá ventos de mais de 50 km/h. Em Mato Grosso do Sul a nuvem de vento e terra assustou e destruiu muita coisa. A nuvem engoliu tudo no meio da tarde. Agora chove e estamos sem energia. #ClimateEmergency pic.twitter.com/kIOQxIpAnj
— Claudia Gaigher (@claudia_gaigher) October 15, 2021
Tempestade de areia agora em Campo Grande, o dia virou noite! pic.twitter.com/xT44iR9xuj
— Gabriel Leal | #ImpeachmentDeBolsonaroUrgente (@lealgabriel05) October 15, 2021
Um fenômeno semelhante já havia ocorrido no estado de São Paulo. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as tempestades de poeira são causadas por um período seco de estiagem prolongada, baixa cobertura vegetal, temperaturas elevadas e o solo nu na região que já se prepara para o plantio, cujo início se dá na primavera.
A primavera traz as primeiras tempestades. E como não há chuva suficiente nesse período, o fenômeno se torna comum. Quando a chuva chega, os ventos aceleram e formam uma corrente descendente ou frente de rajada. Ao encontrar uma área mais quente, seca e com muita poeira, os ventos formam a nuvem.
Leia também:
- João Pessoa suspende vacinação contra Covid-19 neste sábado (16)
- Após deixar 'A Fazenda', Victor classifica Bil como traidor, falso e trapaceiro
- TV Tambaú é única emissora da PB a registrar crescimento na média geral
- Anvisa autoriza testes de soro anti-covid em humanos
- Google vai exigir processo de verificação para campanhas políticas em 2022