Cidade brasileira aplica vacina da Covid na região do glúteo; saiba por quê
Autoridades de Saúde de Joinville, em Santa Catarina, explicam que modo de aplicação é tradicional no município
Nos últimos meses, as redes sociais viraram palco de exibição de fotos de pessoas sendo imunizadas contra a covid-19. Mas, em Joinville, no sul do Brasil, os tradicionais registros para exaltar a vacinação chamaram a atenção de internautas nos últimos dias. É que no município o imunizante é aplicado no músculo do ventroglúteo, próximo ao glúteo, e não no braço.
A jovem Laura Braz se vacinou contra o novo coronavírus na cidade e compartilhou um registro do momento nas redes sociais. Na imagem, ela aparece abaixando parte da calça, e afirmou não ter ficado constrangida.
“Eu iria nem que fosse receber uma vacina na testa”, disse ela em entrevista à Folha.
"E da pra tirar foto sim porque na verdade é quase no quadril, não precisa abaixar nem meio cm de calça. A enfermeira da até dica de como segurar a blusa pra sair bem na foto", escreveu no Twitter.
Atenção trago imagens pra provar: em Joinville a gente toma na bunda mesmo... pic.twitter.com/ntplYl8nhk
— laura (@lauradcrg) August 22, 2021
Em um vídeo divulgado pela Prefeitura de Joinville, a gerente de vigilância em saúde, Fabiana de Almeida, explica que a cidade optou por aplicar a vacina no ventroglúteo pois a região fica menos dolorida e causa menos reações locais.
Tradicionalmente, o município aplica imunizantes intramusculares perto do glúteo.
Leia também: