Caso de fungo negro em paciente que teve covid-19 é registrado em Pernambuco
A paciente testou positivo para covid em março e, em seguida, desenvolveu uma pneumonia bacteriana
A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco notificou o preimiro caso de paciente pós-covid com infecção por mucormicose, o chamado fungo negro. Trata-se de uma mulher de 59 anos, com comorbidades, que está internada deste a última sexta-feira (4), em Recife. A mulher foi transferida do município de Casinhas para a capital pernambucana. A paciente testou positivo para covid em março e, em seguida, desenvolveu uma pneumonia bacteriana.
O Ministério da Saúde foi notificado sobre o caso e investiga uma possível associação com o novo coronavírus. A mulher é diabética, hipertensa, asmática e obesa. Ela já está curada da covid-19, mas segue em observação. O infectologista do Huoc Thiago Ferraz explicou que a infecção por murcomicose foi confirmada por um exame histopatológico.
"Essa paciente apresenta fatores de risco clássicos para infecção por esse fungo. É possível que haja associação com a covid-19, mas isso ainda está sendo estudado. A infecção surgiu um mês depois de ela sentir os sintomas da doença. Ela já estava curada, inclusive", comentou.
"Ela passou por cirurgia para a retirada de parte desse fungo. Mas será submetida a outras investigações, pois ainda tem alguns sintomas característicos da presença desse fungo no nariz e nos seios da face", continuou o infectologista.
Leia também:
+ Rogério Caboclo é afastado da presidência da CBF por 30 dias
+ Paraíba registra 1.982 novos casos da Covid-19; veja boletim
+ Justiça determina cumprimento do decreto estadual e manda fechar academias em Campina Grande
+ Vacinação contra Covid-19 é ampliada para pessoas acima de 52 anos sem comorbidades em Cabedelo