Como funcionam os leilões de carros apreendidos?
Veículos leiloados em sua maioria são aqueles retirados de circulação pela Polícia Militar (PM).
É de conhecimento popular que os interessados em comprar um carro ou moto com valores bem abaixo dos praticados no mercado têm os leilões de veículos como uma boa opção. Contudo, de acordo dom o Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo, alguns cuidados precisam ser tomados a fim de se evitar problemas futuros.
Veículos leiloados em sua maioria são aqueles retirados de circulação pela Polícia Militar (PM). E os motivos são os mais variados: racha, manobra perigosa, falta de licenciamento, veículo sem placa ou com a placa ilegível.
O Portal T5 separou três dúvidas principais.
Confira abaixo:
Quem pode participar dos leilões?
Pessoas físicas e jurídicas que atendam aos requisitos do edital. É permitida a participação de maiores de idade, mesmo sem CNH (Carteira Nacional de Habilitação) ou que estejam com o nome no Cadin ou no Serasa.
Mas não podem participar dos leilões promovidos pelo Detran-SP os servidores públicos e funcionários terceirizados do próprio Detran, na Polícia Civil e na Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Por que têm carros que são leiloados como sucata?
Os veículos considerados em fim de vida útil e que não voltarão a circular poderão ser arrematados por desmontes credenciados no órgão de trânsito, nos termos das Portarias Detran.SP n.º 942/14 e 1359/14. Os veículos considerados aptos para circular poderão ser arrematados por pessoa natural ou jurídica.
Se eu comprar um carro de leilão com direito à documentação, precisarei pagar as dívidas dele ou só o valor definido no leilão?
Somente o valor definido em leilão e nas condições de venda estabelecidas. Nenhum débito anterior ao leilão será cobrado do novo proprietário (arrematante), referente ao gravame (Alienação Financeira e / ou Leasing), a Instituição Financeira fará a cobrança ao antigo proprietário.