TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Brasil

Ministério da Saúde autoriza mais 664 leitos de UTI para tratamento de covid-19

Foram contemplados 13 estados

Por Carlos Rocha Publicado em
Síndromes respiratórias: Paraíba teve uma morte por dia na última semana
Síndromes respiratórias: Paraíba teve uma morte por dia na última semana (Foto: Divulgação/Governo da PB)

O Ministério da Saúde autorizou o funcionamento de mais 650 leitos de unidades de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 14 leitos de UTI pediátrica para tratamento de pacientes graves de covid-19. A autorização foi dada nesta sexta-feira (21) e divulgada neste domingo (23) pela pasta. Segundo o ministério, a autorização tem caráter excepcional e temporário e visa apoiar os estados e municípios durante a pandemia.

Foram contemplados municípios nos estados do Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Com isso, o governo federal vai repassar quase R$ 32 milhões por mês para a manutenção dos novos leitos.

As secretarias estaduais e municipais de saúde têm autonomia para disponibilizar e financiar os leitos, mas o Ministério da Saúde disponibiliza recursos adicionais e auxílio técnico para o enfrentamento da doença, diante do atual cenário de emergência. Segundo a pasta, apenas neste ano já foram autorizados cerca de 23 mil leitos de UTI covid-19, com valores totais de R$ 2,33 bilhões.

De acordo com a pasta, as autorizações são dadas após análise de critérios como a curva epidemiológica do coronavírus na região, a estrutura para manutenção e funcionamento da unidade intensiva e o corpo clínico para atuação em UTI.

Leia também:

Colisão entre dois carros deixa três pessoas mortas na Paraíba

Polícia Civil vai ouvir familiares da criança que caiu do 22º andar em JP

Homens são presos suspeitos de tráfico de drogas durante ações da PM, em JP

Hospital de Trauma de CG tem 160% da ocupação de leitos UTI Covid-19



Relacionadas