Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Domingo,
30 de Março
Entre especialistas

'Não sabem ler, mas sabem usar camisinha', diz ministro sobre crianças

Especialistas reagiram a declaração realizada e visita a Paraíba.

Por Cristiano Sacramento Publicado em
Ministro da educação
Ministro da educação (Imagem: Reprodução)
ouça este conteúdo

A declaração do ministro da Educação, Milton Ribeiro, sobre como avalia o comportamento das crianças gerou críticas entre especialistas. Ele afirmou – em visita à Universidade Federal da Paraíba (UFPB) – que as crianças de hoje “não sabem ler, mas sabem usar camisinha”.

“O presidente pediu pra mim: 'Milton, cuide das crianças'. Crianças com nove anos não sabem ler. Sabem tudo. Com respeito a todas as senhoras aqui presentes, sabem até colocar uma camisinha. Mas não sabem que B + A é 'BA'. Estava na hora de dar um basta nisso”, afirmou o ministro.

Ribeiro, que além de ministro é pastor presbiteriano, confirmou ter retirado o que atribui a "questões de gênero" do edital do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Segundo ele, o Tribunal de Contas da União (TCU) deu aval para a mudança.

De acordo com o UOL, entre as reações mais contundentes está a da coordenadora-geral da Campanha Nacional pelo Direito Educação, Andressa Pellanda. "A Constituição prevê que a educação deve servir para a formação para o trabalho, para a cidadania e para a formação plena dos seres humanos. Educação deve ser inclusiva. Vai muito além de letramento ou de contas básicas de matemática, vai muito além de conteúdos curriculares, e deve passar por educação em sexualidade e contra discriminações de todo tipo".

Já enise Carreira, mestre e doutora em educação pela USP e coordenadora institucional da organização Ação Educativa, a declaração trata-se de "mais um pronunciamento vergonhoso do ministro, ancorado na ignorância, que fere marcos legais brasileiros e normas internacionais, desconstrói programas educacionais importantes e estimula a desinformação e o preconceito".



Relacionadas
noscript