Anticorpos contra o coronavírus são identificados em animais
Pesquisas sugerem que a transmissão do novo coronavírus de humanos para animais é possível
A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou um estudo na última quinta-feira (29) sobre a identificação de anticorpos contra o novo coronavírus em um cachorro e um gato em condição de rua, no Rio de Janeiro. De acordo com a Fundação, os animais foram expostos ao Sars-CoV-2, vírus responsável pela Covid-19, e desenvolveram uma resposta imune contra ele.
Para o estudo, foram analisadas amostras de 96 animais, sendo 49 gatos e 47 cachorros, levados a duas clínicas veterinárias do Rio entre junho e agosto de 2020. Os pets incluídos na pesquisa eram animais de estimação em casas com e sem registro de casos de covid-19. Além de alguns animais de rua recém-acolhidos por organizações não governamentais (ONGs).
Pesquisadores identificaram durante o estudo que dois animais de rua desenvolveram anticorpos neutralizantes específicos para Sars-CoV-2. Esse resultado também já foi alcançado em algumas pesquisas no mundo e sugerem que a transmissão do novo coronavírus de humanos para animais é possível.
A pesquisa foi publicada na revista científica internacional Plos One e realizada pelos Laboratórios de Imunologia Viral, de Mosquitos Transmissores de Hematozoários, de Morfologia e Morfogênese Viral e de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC, em parceria com a Universidade Texas A&M, nos Estados Unidos, e a Clínica Veterinária Animal Help, no Rio de Janeiro.
- Caso Patrícia: Ex-esposa de Jonathan acredita que crime tenha sido planejado
- Cachorro chora no velório da tutora
- 'Não sabem ler, mas sabem usar camisinha', diz ministro sobre crianças
- Casas lotéricas e shoppings funcionam normalmente no feriado do Dia do trabalho
- Caso Patrícia Roberta: Amiga de Jonathan presta depoimento à Polícia