CoronaVac é 83,5% eficaz contra covid-19, diz universidade turca
A universidade também informou que a vacina evitou hospitalização causada pela covid-19 em 100% dos casos.
A CoronaVac, vacina contra covid-19 desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac, tem eficácia de 83,5% com base em resultados finais de um estudo clínico de Fase 3 realizado na Turquia. A informação foi divulgada hoje (3) pela Universidade Hacettepe, de acordo com a mídia estatal turca.
Segundo a agência de notícias Anadolu, a universidade também informou que a vacina evitou hospitalização causada pela covid-19 em 100% dos casos.A CoronaVac está sendo aplicada nas campanhas de vacinação contra a covid-19 da Turquia e do Brasil.
O imunizante foi testado em Fase 3 pelo Instituto Butantan, vinculado ao governo do estado de São Paulo, que apontou eficácia geral de 50,38%. Ao mesmo tempo, o estudo mostrou que a vacina tem eficácia de 78% contra casos leves, que precisam de alguma assistência médica, e de 100% contra quadros graves e moderados da doença, o que significa que ela evitou casos que requerem internação hospitalar.
O Butantan, que está recebendo o insumo farmacêutico ativo (IFA) da CoronaVac importado da China e envasando doses da vacina para entrega ao Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde, deve divulgar até o fim desta semana resultados de estudos de eficácia do imunizante contra a variante de Manaus do coronavírus, que vem sendo apontada como mais transmissível que outras cepas.
Agência Brasil
Leia também:
+ Vídeo: Catador de reciclagem é assassinado em João Pessoa
+ Namorado de Flay é processado por passar cheques sem fundo, diz colunista
+ Estudo realizado na PB mostra como a pandemia afeta a vida dos profissionais de saúde
+ BBB 21 | 'Por que vocês não dão um beijo?', dispara Gil ao ver Juliette e Rodolffo dançando