MEC e Capes ofertam curso de produção textual para professores do ensino fundamental
Interessados devem se inscrever através da Avamec
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Secretaria de Alfabetização (Sealf), do Ministério da Educação (MEC), lançaram o curso gratuito de produção de texto para ampliar o repertório de professores do 2º ao 5º ano do ensino fundamental. Interessados devem se inscrever, exclusivamente, pela plataforma virtual Avamec.
O curso integra o programa Tempo de Aprender, da Secretaria de Alfabetização, e é umas das ações que correspondem à execução da Política Nacional de Alfabetização (PNA), instituída pelo Decreto nº 9.765, de 2019, que elenca a produção de escrita como um dos seis componentes essenciais da alfabetização.
A capacitação tem 120 horas de duração e é dividida em 12 módulos que abordam temas como comunicação e atuação, interpretação de fatos: causa e efeito, assunto e conclusão, manipulando notícias, entre outros.
Entre os conteúdos programáticos constam atividades sobre o emprego correto da pontuação, conjugação de verbos, concordância, regência, conjunções e locuções, entre outras regras de gramática fundamentais para a compreensão, interpretação e redação.
“A CAPES apoia essa iniciativa que estimula a capacitação dos professores e refletirá diretamente na melhoria da alfabetização das nossas crianças. A parceria tem como objetivo a promoção de políticas públicas educacionais de qualidade, um dos compromissos firmados pelo governo federal em prol da educação brasileira”, explica Benedito Aguiar, presidente da Fundação.
Outras plataformas de cursos gratuitos
Profissionais interessados em melhorar o seu currículo também podem encontrar outras oportunidades gratuitas em diferentes plataformas de cursos on-line. O programa de incentivo educacional Educa Mais Brasil criou uma página só com indicações de sites que ofertam cursos gratuitosde distintas áreas a distância. Os cursos são uma forma de ampliar os conhecimentos e melhorar o currículo para o mercado profissional.
Fonte: Agência Educa Mais Brasil