Saiba quais exames para Covid-19 devem ser ofertados pelos planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde determinou que testes auxiliares para detecção do novo coronavírus sejam cobertos por planos
Na última semana, a Agência Nacional de Saúde (ANS) determinou que os planos de saúde passem a cobrir mais seis novos tipos de exames que podem ajudar no diagnóstico do novo coronavírus.
Os testes são:
- Dímero D, para detecção de quadros de trombose causados pela Covid-19;
- Procaciltocina, recomendado para pacientes com sintomas graves da doença;
- Testes para o vírus Influenza A e B;
- Testes do vírus sincicial respiratório;
- PCR em tempo real.
O cliente que tiver dificuldades para fazer os testes poderá apresentar uma denúncia à ANS. Se for provado que a operadora não está respeitando a nova resolução, ela sofrerá sanções, que vão desde uma notificação até o cancelamento do plano de saúde.
"Essa é uma medida muito importante que a ANS está tomando para proteger os beneficiários de planos de saúde e para ajudar o país no combate ao novo coronavírus", afirma Teófilo Rodrigues, gerente da ANS.
Para o infectologista Gustavo Magalhães, os exames ajudarão a salvar vidas, já que os médicos vão fazer diagnósticos com mais rapidez e precisão. "Na hora de fazer um diagnóstico, eu tô diante de uma pessoa com uma pneumonia grave, o que, no meio de uma pandemia, tem uma chance grande de ser coronavírus. Mas também podem ser outros vírus. Então, se eu faço PCR e o teste rápido para os outros vírus, eu consigo fazer diagnóstico diferencial", conclui.
- Eliana recebe Leonardo e Eduardo Costa neste domingo (31)
- Alexandre Pires e Solange Almeida fazem lives neste domingo (31); veja a programação
SBT