Cinegrafista é vítima de agressões físicas ao registrar fiscalização em comércio no Piauí
Dois homens e uma mulher sã os autores das agressões.
Um cinegrafista da TV Clube, afiliada Globo no Piauí, foi vítima de agressões físicas durante o exercício do trabalho. O profissional Pablo Silva registrava a fiscalização no comércio de Teresina, capital do estado, quando foi atacado por uma mulher. O caso foi registrado na tarde desta terça-feira (5).
Após a primeira investida contra o profissional, dois homens também deram tapas em Pablo. Após isso, a Guarda Civil Municipal interveio.
Foi registrado um Boletim de Ocorrência on-line, já que as delegacias da cidade restringiram atendimento ao público – como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus.
Vale lembrar que no Piauí o governo estadual restringiu o funcionamento de atividades comerciais consideradas não essenciais em função da pandemia do novo coronavírus. Um decreto estabelece a condição até o dia 21 deste mês.
Repúdio
Em nota, o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) repudiaram as agressões.
Confira
O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) e a Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ vêm a público repudiar e condenar o ataque sofrido por uma equipe de reportagem da TV Clube de Teresina, afiliada da Rede Globo, na tarde deste dia 5 de maio de 2020, terça-feira, quando acompanhava a fiscalização da Prefeitura de Teresina no cumprimento do Decreto Municipal que proíbe o funcionamento do comércio da Capital nesse período crítico de pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
O mais lamentável é que as agressões físicas de comerciante à equipe de reportagem da emissora de televisão, que cumpre um papel social importante e fundamental na divulgação das medidas preventivas contra a proliferação do Covid-19 e da importância da política de isolamento social, ocorreram na presença de agentes da Guarda Municipal de Teresina. Os agentes públicos municipais foram omissos na medida que presenciaram as agressões verbais e físicas e não agiram para impedi-las contra os (a) profissionais da imprensa no pleno exercício do jornalismo para bem informar à sociedade piauiense.
O Sindjor-PI e a Fenaj lamenta tal ocorrido e exige do prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), adoção de medidas no sentido de que a força de segurança municipal impeça atos de violência contra os profissionais de imprensa, principalmente nas coberturas jornalísticas durante as fiscalizações realizadas pela Prefeitura de Teresina para garantir a política de isolamento social. Vale lembrar que jornalistas cumprem um papel social importante e relevante neste momento de crise e de pandemia a qual exige de cada cidadão e cidadã o compromisso de contribuírem para o isolamento social.
Teresina, 5 de maio de 2020
Leia também: Veja como consultar o seu auxílio emergencial pela DataPrev
+ Jaguatirica é encontrada morta em rodovia do interior da Paraíba
+ Elon Musk revela suposto nome bizzaro do filho e choca web
+ Covid-19: bode e mamão testam positivo na Tanzânia e governo investiga kits
+ Com site e aplicativo fora do ar, Energisa recomenda canal do WhatsApp
+ Bolsonaro manda jornalista 'calar a boca' e nega interferências na PF
+ Saiba como vai funcionar a distribuição de cestas básicas para alunos da rede pública na Paraíba*
+ Artistas de rua relatam dificuldades diante da pandemia do coronavírus em João Pessoa*
+ Prefeito paraibano culpa Bolsonaro por população não obedecer isolamento social
+ Em 8 dias, PB tem média de 4 mortes por dia e aumento de 115% em casos de Covid-19
Siga o Instagram e Facebook do Portal T5 e fique bem informado!
Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.