Cidade em Pernambuco dá exemplo de como organizar filas em frente aos bancos
Bancos estão sendo procurados para o saque do auxílio emergencial de R$ 600 fornecido pelo Governo Federal diante da pandemia da Covid-19.
Nos últimos dias, João Pessoa é uma das cidades onde é comum encontrar aglomeração de pessoas em frente à agências bancárias, principalmente da Caixa Econômica Federal. Os bancos estão sendo procurados para o saque do auxílio emergencial de R$ 600, fornecido pelo Governo Federal, diante da pandemia da Covid-19.
+ Paraibanos enfrentam filas para sacar Auxílio Emergencial
A atitude desobedece a recomendação de isolamento social, mas é confrontada pela necessidade de milhões de brasileiros.
Planejamento
Em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, uma iniciativa da gestão municipal chamou atenção nas redes sociais. Para evitar a propagação do vírus, servidores da Guarda Civil Municipal, em parceria com a Caixa, trabalharam na organização de filas, assegurando que sejam cumpridas as medidas de distanciamento, de, no mínimo, 2 metros entre as pessoas.
A intervenção fechou ruas de acesso à agência para organização dos beneficiários do auxílio. O trajeto também foi sinalizado, indicando a posição correta de distanciamento, enquanto o atendimento era aguardado na agência bancária.
Na Paraíba, uma série de recomendações para adoção de medidas de proteção a funcionários e clientes diante da pandemia do novo coronavírus foi enviada pelo Ministério Público do Trabalho para os bancos do estado.
Entre as medidas recomendadas pelo MPT para evitar a disseminação do vírus, estão o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) para todos os trabalhadores das agências bancárias (do atendimento e aqueles responsáveis pela limpeza dos ambientes); realizar limpeza dos terminais de autoatendimento, a disponibilização de álcool em gel 70% e kit completo de higiene das mãos em sanitários para clientes e funcionários, além de organizar filas, mantendo distância de, no mínimo, 2 metros entre uma pessoa e outra, como também implantar ações para evitar aglomerações nesses estabelecimentos.
saiba mais