Moradores se assustam com tornado no Rio Grande do Norte
A explicação para o aparecimento desse tipo de fenômeno é que há muita energia na atmosfera e o Oceano Atlântico Sul está mais aquecido desde dezembro.

ouça este conteúdo
|
readme
|
Moradores da cidade de Serra do Mel, na região Oeste do Rio Grande do Norte, gravaram as imagens de um tornado de baixa intensidade na última quinta-feira (23). Esses fenômenos acontecem devido a uma grande diferença de temperatura entre duas massas de ar e uma grande diferença de pressão atmosférica.
Esse tipo de tornado não é comum no estado, segundo o meteorologista José Espínola Sobrinho, da Ufersa. "Não é comum esse tipo de tornado por aqui. Ele acontece na região Sul, Sudeste, em Santa Catarina tem muito. No Amazonas e no Maranhão também aparecem. Mas no semiárido nordestino é raro. Quando acontece é na caatinga e na época mais seca do ano. E ele acontece de forma mais fraca, mas com aquela intensidade, não", disse ao G1.
A explicação para o aparecimento desse tipo de fenômeno é que há muita energia na atmosfera e o Oceano Atlântico Sul está mais aquecido desde dezembro. O especialista explicou que tornado visto em Serra do Mel está dentro da escala de 0 ou no máximo 1 em uma configuração que pode chegar a até 5 em relação à velocidade. "O tornado de configuração 5 de velocidade do vento pode chegar a até 320 km/h. Eu acredito que esse aqui deve ter sido um de índice 0 ou 1 em que a velocidade do vento fica aí em torno de até 100 km/h", ponderou.
Leia também:
+ Empresário Ricardo Brennand morre aos 92 anos vítima do novo coronavírus
+ “O pior de tudo é a solidão”, relata paraibana de 76 anos sobre recuperação da Covid-19
+ Auxílio Emergencial: veja as datas para os saques em espécie