Paraíba e mais nove estados já tomaram medidas para flexibilizar isolamento social
Outros estados também estudam relaxar o isolamento e retornar, aos poucos, com o comércio
Um levantamento feito pela liderança do governo no Congresso Nacional e obtido pelo GLOBO mostra que dez estados, incluindo a Paraíba, já flexibilizaram o isolamento social imposto para auxiliar o combate ao coronavírus.
No estado paraibano, o governador João Azevêdo liberou a abertura de óticas, empresas de produtos hospitalares e concessionárias de carros. No entanto, as empresas devem fornecer máscara de proteção para todos os funcionários.
Além da Paraíba, Goiás, Paraná, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Maranhão, Distrito Federal, Tocantins, Espírito Santo e Sergipe tomaram medidas para relaxar o isolamento.
Apesar de algumas ações para flexibilizar a quarentena, alguns serviços continuam fechado em todo o país, como as escolas públicas e privadas.
Os estados que voltaram com algumas atividades comerciais têm adotado formas de garantir a proteção das pessoas contra o vírus. Em Goiás, o uso da máscara de proteção facial é obrigatório. Essa medida pode, inclusive, passar a valer na Paraíba, já que o governador manifestou interesse em enviar um projeto de lei para a Assembleia em que obriga o uso do equipamento.
A volta do comércio tem sido fortemente defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, ainda assim, o novo ministro da Saúde, Nelson Teich, quer agir com precaução e não deseja ainda o retorno total das atividades. Ainda assim, Teich critica o reforço do isolamento aplicado por alguns governadores.
Leia mais:
+ Veja as regras de abertura dos shoppings para serviços essenciais em João Pessoa
+ Laboratório da UFPB inicia testagem da Covid-19 nesta quarta-feira (22)