Incêndio perto de Chernobyl está sob controle, afirma Ucrânia
Há dez dias, centenas de bombeiros, apoiados por aviões de combate a incêndios, lutam contra as chamas em torno da usina desativad
O incêndio florestal na região da antiga usina nuclear de Chernobyl foi contido pelos serviços de emergência da Ucrânia. O fogo, contudo, ainda persiste em alguns pontos. O incêndio atingiu uma região contaminada por radiação.
O chefe dos serviços de emergência, Nikolai Chechetkin, comunicou ao presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, que chuvas no local ajudaram os bombeiros a conter as chamas, mas que ainda serão necessários mais alguns dias até que seja possível extinguir totalmente as brasas na vegetação.
Zelensky assegurou que não há motivos para pânico. "Todos nos lembramos das lições de 26 de abril de 1986", disse o presidente em nota divulgada nesta terça-feira. "Ninguém está escondendo a verdade de vocês. No momento, a verdade é que a situação no local está sob controle", afirmou.
Há dez dias, centenas de bombeiros, apoiados por aviões de combate a incêndios, lutam contra as chamas em torno da usina desativada. Eles haviam conseguido conter os primeiros focos de queimadas, mas o fogo ressurgiu em áreas próximas do epicentro do desastre nuclear de 1986.
A informação é do DW Mande for minds.