Abertas inscrições para pedidos de isenção de taxa do Enem 2020
Começou nesta segunda-feira (06) o prazo para pedidos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 e Enem Digital 2020. Os interessados têm até às 23h59 do próximo dia 17 para solicitar a gratuidade.
Os participantes precisam ter a documentação que comprove o direito à gratuidade da taxa de R$ 85. Vale lembrar que o prazo para solicitar isenção para o Enem provas tradicionais e para o Enem Digital é o mesmo.
Pode solicitar a isenção o estudante que está cursando o 3º ano do Ensino Médio, em 2020, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; aquele que cursou todo o Ensino Médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e possui renda igual ou inferior a um salário-mínimo e meio, por pessoa e os inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Justificativas de ausência
O estudante que foi isento da taxa no Enem 2019, mas faltou aos dois dias de prova e deseja obter a isenção novamente precisa fazer a justificativa de ausência, também pelo sistema do Enem, durante o mesmo prazo dos pedidos de isenção, ou seja, de 06 a 17 de abril, na Página do Participante, com acesso pelo computador ou celular.
Os documentos aceitos para justificativa de ausência variam de acordo com a causa: acidentes, mortes na família, internação, trabalho, entre outros.
Como pedir a isenção?
O primeiro passo para solicitar a isenção é informar o CPF e data de nascimento. Na tela da Página do Participante terá um desafio das figuras. O candidato deve responder e clicar em enviar.
Alguns estudantes reclamaram que não estão conseguindo acessar o sistema, já que está dando incompatibilidade entre o CPF e a data de nascimento informada.O Super Vestibular tentou acessar o sistema e o erro também ocorreu. Entramos em contato com o Inep, mas até o momento não tivemos retorno.
Quando sai o resultado?
O resultado dos pedidos de isenção está previsto para ser divulgado em 24 de abril. Os participantes poderão verificar a situação do pedido na Página do Participante.
Os isentos não estarão automaticamente inscritos no Enem 2020. Eles terão que se inscrever de 11 a 22 de maio. Para quem ganhar a isenção da taxa, o processo de inscrição será mais simplificado, já que informações escolares e socioeconômicas já terão sido preenchidas na solicitação da gratuidade.
Sobre o Enem 2020
O Enem 2020 terá inscrições de 11 a 22 de maio e a taxa é de R$ 85. As provas do Enem serão aplicadas em 1º e 08 de novembro. Já a versão digital do Exame (Enem Digital), que será aplicada pela primeira vez, ocorrerá antes, no mês de outubro, nos dias 11 e 18. Ambas as versões terão o mesmo conteúdo. No primeiro dia serão 45 questões de Ciências Humanas, 45 de Linguagens e Códigos e a Redação, com duração de 5h30. O segundo terá 45 perguntas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza, durando 5h.