Brasil tem curva de contágio como países europeus; entenda
A velocidade de transmissão no país segue os demais infectados
No Brasil, a velocidade de contágio do novo coronavírus tem sido como em países agora sofrem com o avanço do vírus, conforme dados da Organização Mundial de Saúde e gráficos da BBC News Brasil.
O crescimento tem ritmo semelhante ao da Alemanha, França e Reino Unido. Médico e presidente da ONG que promove difusão de informações científicas confiáveis, Nino Cartabellota vê vantagem do Brasil em relação à Itália.
"O Brasil tem a chance de jogar sabendo o resultado da outra partida, porque já viu o filme italiano. Comparar a curva de diferentes países não é um problema, muito pelo contrário", disse Cartabellotta à BBC.
Ainda conforme o médico, apesar da situação alarmante na Itália, o país enfrenta a mesma batalha que os outros locais, mas com semanas de atraso.
Dados mostram que em 10 dias, a França foi de 50 casos para mil e então passou a adotar a quarentena para a população. O sócio-fundador da empresa de pesquisas Quorum, Lorenzo Pregliasco, explica que não há conta exata nesses casos, já que cada país tomou medidas diferentes.
"Na Itália, a disseminação precoce e muito rápida dos contágios provavelmente ocorreu por causa da contaminação inicial em hospitais. Então, dependendo de quantos e quais são os focos, a tendência de cada país pode ser muito diferente."
Veja mais:
+ Paraíba tem 114 casos suspeitos do novo Coronavírus sob investigação
+ Paraíba está para receber equipamento que testa coronavírus; veja