Governo Federal antecipa campanha de vacinação da gripe em 23 dias no Brasil
A previsão é que sejam distribuídas 75 milhões de doses.
Em
anúncio realizado nesta quinta-feira (27), o ministro da Saúde,
Luiz Henrique Mandetta, informou que o governo
federal antecipará a
campanha nacional de vacinação da gripe. Desta forma, o
início da campanha que era previsto para abril, deve acontecer no dia 23 de março. A previsão é que sejam distribuídas 75 milhões de doses.
De acordo com Luiz, com a vacina da gripe, os pacientes que forem às unidades com sintomas gripais e alertarem que foram imunizados com a dose vão facilitar o diagnóstico do coronavírus. Isso acontece porque as doenças contempladas na vacina poderão ser desconsideradas.
A decisão acontece após confirmação do primeiro caso de coronavírus no Brasil. "Por que fazer a campanha? Por que recomendar a vacina? Se essa vacina, ela me dá cobertura, ela deixa o sistema imunológico do indivíduo de 80%, daqueles que tomam a vacina, protegidos contra essas cepas de influência, essas cepas virais que estão circulando que são milhares de vezes mais comuns que o corona vírus, para um eventual profissional de saúde, um médico, na hora que um indivíduo um mês depois, dois meses depois, se ele tem um quadro gripal ele informa que foi vacinado ele auxilia muito o raciocínio desse profissional para pensar na possibilidade de outras viroses, que não aquelas que são cobertas pela vacina", afirmou o ministro.
O paciente cujo caso foi confirmado possui 61 anos e é morador de São Paulo. Ele viajou para o norte da Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro. Ele segue em isolamento domiciliar.
Leia também: Na PB, mulher recebe produto comprado na China e procura hospital com medo do coronavírus
Siga nosso Instagram e Facebook e fique bem informado!
Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.