Peça que ilustra Virgem Maria nua e com órgão genital masculino gera revolta
As obras estão expostas no Centro Cultural Helio Oiticica
Uma peça da residência artística Lavra que mostra a Virgem Maria com um seio nu e um órgão masculino está gerando revolta no Rio de Janeiro. A peça está exposta no Centro Cultural Hélio Oiticica e além da nudez traz a inscrição "Deus acima de tudo, gozando acima de todos".
A obra integra a exposição "Todxs xs santxs - renomeado - #eunãosoudespesa", do artista paulista Órion Lilla, de 25 anos. Ao Globlo, ele explicou que é soropositivo e militante da causa LGBTQ+ e explicou que sua obra, que traz a imagem de Rosa Maria Mystica, a Virgem Maria, com colagens de seu corpo por cima, não é uma ofensa à religião.
+ Roberto Bolaños ganha homenagem do Google no dia em que completaria 91 anos
+ BBB20: Rafa Kalimann ganha prova do líder e Flayslane vai direto para o paredão; veja
“É uma questão imagética. Eu falo desse corpo que vivo com HIV. Vejo que as pessoas não estão entendendo nada. E nem cabe a mim explicar a obra”, revelou o artista, acrescentando que recebeu ameaças.
Alguns deputados mobilizaram contra as exposições e pediram ao prefeito Marcelo Crivella a censura de obras. Ontem, quinta-feira, o deputado estadual Capitão Paulo Teixeira (Republicanos) pediu a retirada da peça que retrata a Virgem Maria. “Não se trata de censura. A lei não permite censura. Mas também não permite que se cometa vilipêndio ao sentimento religioso, seja qual for a crença: católico, espírita, evangélico”, disse.
O deputado Marcio Gualberto julgou as obras ofensivas e enviou um requerimento de informações ao prefeito Crivella e ao secretário de Cultura Adolfo Konder pedindo explicações e informações sobre o trabalho.
Leia também:
+ Suposto namorado de Gugu reativa redes sociais e desabafa: “Tá difícil, Toninho”
+ Bebê nasce com cara de brava e foto viraliza nas redes sociais: "Mas cê tá brava?"
+ Atleta de salto com vara leva 18 pontos no saco escrotal após acidente durante treino; veja
Siga nosso Instagram e Facebook e fique bem informado!
Adicione o WhatsApp do Portal T5: (83) 9 9142-9330.