TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
declaração

Bolsonaro chama Paulo Freire de "energúmeno" e "ídolo da esquerda"

​Ele afirmou ainda que a programação da TV Escola “deseduca”. Na última sexta-feira (13), o contrato com a associação responsável por gerir a TV Escola não foi renovado.

Por Redação T5 Publicado em
Paulo freire capa widelg
Escola de Gestão Socioeducativa Paulo Freire/RJ

O presidente Jair Bolsonaro chamou o educador Paulo Freira de "energúmeno durante a saída da residência oficial do Palácio da Alvorada nesta segunda-feira (16).

Ele afirmou ainda que a programação da TV Escola “deseduca”. Na última sexta-feira (13), o contrato com a associação responsável por gerir a TV Escola não foi renovado.

Por meio de nota, o Ministério da Educação (MEC) declarou que analisa a possibilidade das atividades do canal serem exercidas por outra instituição da administração pública.

Bolsonaro defendeu a decisão do MEC em não renovar o contrato e declarou: “Você conhece a programação da TV Escola? Deseduca. Queriam que assinasse agora um contrato, o Abraham Weintraub [ministro da Educação], de R$ 350 milhões. Quem assiste a TV Escola? Ninguém assiste. Dinheiro jogado fora”, afirmou.

De acordo com o presidente, educação no país tem desempenho ruim e avaliações devido a “essas programações”, como a da TV Escola que, segundo ele, era “totalmente de esquerda”, e promovia a “ideologia de gênero” utilizando recursos públicos.

Durante a declaração, ele afirmou que o educador Paulo Freire é “energúmeno” que, conforme o dicionário Aurélio, significa "endemoninhado, fanático, possesso".

“Era uma programação [da TV Escola] totalmente de esquerda, ideologia de gênero, dinheiro público para ideologia de gênero. Então, tem que mudar. Reflexo, daqui a cinco, 10, 15 anos vai ter reflexo. Os caras estão há 30 anos [no ministério], tem muito formado aqui em cima dessa filosofia do Paulo Freire da vida, esse energúmeno, ídolo da esquerda", disse Bolsonaro.

Em 2012, Paulo Freire foi declarado o patrono da educação brasileira. Ele desenvolveu uma estratégia para ensino embasada nas experiências de vida das pessoas.

Veja mais:

+ Epitácio Pessoa será transformada em Avenida Passeio; veja o vídeo

+ Polícia faz operação contra receptação de cobre e apreende cerca de 15 toneladas de fios

+ Meteorologista explica mudança ‘repentina’ de clima em João Pessoa e região



Relacionadas