Governo cria site para importação de remédios derivados da maconha
Paciente que precisam de medicamentos à base de canabidiol já podem fazer a solicitação por meio do novo portal, que facilitará a importação dos remédios
O Governo Federal criou uma plataforma online onde pacientes que precisam de medicamentos a base de canabidiol, substância encontrada na maconha, podem solicitar os remédios. A ideia é agilizar o processo de importação do remédio, já que o plantio em território nacional ainda é proibido.
A solicitação poderá ser feita de forma eletrônica por meio do portal, e os pacientes receberão notificações via e-mail a cada fase do processo.
O site irá facilitar que pacientes como a Luana, que sofreu durante seis anos com crises diárias de epilepsia até ser tratada com canabidiol, precisem esperar mais de 90 dias, o máximo que deveria demorar, para o medicamento importado chegar.
Na próxima terça-feira (8), a Anvisa voltará a falar sobre a proposta de liberar o cultivo da cannabis para fins medicinais. A neurologista Carmen Jorge ressalta que, apesar do medicamento apresentar resultados positivos no tratamento de diversas doenças, como parkinson e alzheimer, o desempenho varia para cada paciente:
"A gente não sabe ainda uma dose perfeita, qual é a melhor dose, claro que qualquer remédio tem paciente com remédio com uma dose baixa, e outros pacientes com uma dose mais alta, mas o canabidiol está começando a definir parâmetros".
Veja mais:
+ Após quatro dias e cerca de 200 mil litros de água usados, incêndio é controlado em lixão da PB