Apenas 20% dos meninos se imunizaram contra o HPV no Brasil
O Ministério da Saúde recomenda que todos os meninos de entre 11 e 14 anos sejam imunizados contra o vírus do HPV.
Apenas um em cada cinco meninos tomou as duas doses da vacina contra o HPV no Brasil, o número está bem abaixo da meta do Ministério da Saúde. A imunização é oferecida gratuitamente pelo SUS.
O Ministério da Saúde recomenda que todos os meninos de entre 11 e 14 anos sejam imunizados contra o vírus do HPV, porém, apenas 21% deles receberam as duas doses da vacina.
+ Na PB: homem tatua rosto do autor do hit ‘Caneta Azul’
+ Vídeo: hit 'Caneta Azul' viraliza na web e conquista famosos como Wesley Safadão
A taxa é menor que a das meninas, que também é considerada baixa, gerando em torno de 40%. A meta é que os dois públicos atinjam 80%.
O HPV pode causar diversos tipos de câncer, como o no colo do útero, vagina, pênis e ânus. A prevenção é garantida só com duas doses, e a infectologista Vânia Brilhante diz que é importante imunizar os jovens:
+ Polícia Federal rastreia desvio de verbas públicas na Paraíba
+ Detran-PB suspende registro de veículos para adequar sistema ao padrão Mercosul
"Tem que deixar os jovens já imunizados antes deles iniciarem a prática sexual, não é? Então com as duas doses você tem certeza de que a maioria está imune".
Familiares reclamam da falta de informação e acesso à vacina, relatando que muitas vezes a imunização não está disponível nos postos de saúde, e quando está, tem muita gente na fila.
Veja mais:
+ Paraíba e Pernambuco têm gasolina mais barata do Nordeste, diz pesquisa