MEC anuncia liberação de 3.182 bolsas de pós-graduação
O desbloqueio só foi possível, segundo o ministro, depois de uma negociação com o Ministério da Economia.
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou, nessa quarta-feira (11), a liberação de 3.182 bolsas de estudo para pós-graduação, que estavam suspensas por falta de orçamento.
Os postos serão ocupados por novos alunos, e estarão disponíveis nos cursos avaliados com nota 5, 6 e 7 pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, o CAPES.
O desbloqueio só foi possível, segundo o ministro, depois de uma negociação com o Ministério da Economia. Ao todo, o orçamento da CAPES para 2020 será reforçado em 600 milhões de reais, para pagar tanto essas quanto as demais bolsas que estão ativas.
Apesar da liberação das mais de 3 mil vagas anunciadas, outras 8.692 mil bolsas de pós-graduação do órgão seguem suspensas. Ao todo, desde maio deste ano, o MEC congelou 11 mil postos de pesquisa.
O último corte aconteceu no dia 02 deste mês, quando o Ministério da Educação informou o congelamento de 5.613 bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado, que seriam disponibilizadas ainda este ano.
Ainda nesta quarta-feira, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni afirmou que o Governo planeja desbloquear, ainda neste mês, 14 bilhões de reais previstos para o orçamento - e, em outubro, outros 6 bilhões.
De acordo com o ministro, os recursos seriam direcionados para os ministérios que foram mais afetados pelo contingenciamento de 35 bilhões de reais do orçamento federal. Neste caso, as pastas beneficiadas pelo desbloqueio seriam a da Educação, da Saúde, da Defesa e da Infraestrutura.
Veja mais:
+ Corpo de paraibana de 19 anos é encontrado carbonizado em área de mata em São Paulo