Governo da PB denuncia falta de envio de preservativos pelo Governo Federal; Ministério da Saúde nega
Governo Federal negou as acusações e revelou que mais de 2 milhões de preservativos foram enviados.
A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba denunciou a carência no recebimento de preservativos pelo Governo Federal, em 2019. A informação foi confirmada pela gerente operacional de IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), Ivoneide Lucena. O Ministério da Saúde negou as acusações e revelou que mais de 2 milhões de preservativos foram encaminhados ao estado, de janeiro a junho deste ano.
Ela explicou que desde 2018 o envio de preservativos femininos e masculinos vem diminuindo consideravelmente. “Esse ano recebemos um pequeno quantitativo para as festividades carnavalescas e desde então nenhum preservativo chegou em nosso almoxarifado do estado. Em junho recebemos um ofício circular No 48 que diz que cada estado e município deverá adquirir preservativos”, esclareceu.
Em nota ao Portal T5, o Ministério da Saúde negou a acusação e disse que "a compra e a distribuição de preservativos são uma responsabilidade compartilhada entre União, estados e municípios, de forma a manter o abastecimento da rede. Cabe ao Ministério da Saúde fazer a distribuição às capitais e aos estados. Já a distribuição aos municípios é responsabilidade da Secretária de Saúde de cada estado. A pasta enviou, de janeiro a junho deste ano, 173 milhões de unidades para todo o país, sendo 2.278.800 para o estado da Paraíba".
Conforme a secretaria, com estoque comprometido, o órgão abriu processo licitatório para adquirir os preservativos e recebeu um montante parcial no mês de agosto. “O estoque está zerado. Estamos com processo aberto para adquirir 2 milhões de preservativos. A ata de compra já foi finalizada (registro de preço) para receber um montante parcial em agosto e assim fazer a distribuição para as gerências regionais de saúde e consequentemente aos 221 municípios”, esclareceu na época.
Veja mais:
+ Empresário é encontrado morto dentro do próprio apartamento, em João Pessoa
NOTA
A notícia sobre a denúncia da Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba ao Portal T5 sobre a falta de preservativos enviados pelo Governo Federal foi erroneamente divulgada como fakenews pelo Ministério da Saúde. O Portal T5 reafirma o compromisso com a verdade e responsabilidade com a notícia e seus leitores. Assim como nesta republicação, a resposta do órgão federal sobre a denúncia foi divulgada, conforme a nota enviada no dia 19 de julho, às 12h27. A reportagem ouviu os dois lados, tanto do denunciante quanto do denunciado, como é feito diariamente.