Conheça a História de São Cosme e Damião
A religião celebra neste 27 de setembro o dia de São Cosme e São Damião, considerados os protetores as crianças.
A religião celebra neste 27 de setembro o dia de São Cosme e São Damião, considerados os protetores as crianças. Cosme e Damião eram dois irmãos gêmeos médicos e viveram na Ásia Menor. Ficaram conhecidos porque curavam pessoas e animais sem cobrar dinheiro. Morreram por volta do ano 300 d.C. degolados, vítimas de uma perseguição do imperador romano Deocleciano. No Candomblé e na Umbanda, o dia de Cosme e Damião é 27 de setembro.
+ Ativistas do Greenpeace atrapalham reunião do ministro Ricardo Salles com empresários em Paris
+ Empresa lança linha de bonecas pautada na diversidade de gênero
Nessas crenças, eles são conhecidos como os orixás Ibejis. São filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Os devotos e simpatizantes têm o costume de fazer caruru (uma comida típica da tradição afro-brasileira), chamado também de “Caruru dos Santos” e “Caruru dos sete meninos” que representam os sete irmãos (Cosme, Damião, Dou, Alabá, Crispim, Crispiniano e Talabi), e dar para as crianças.
+ Bernardinho diz que não há chance de reconciliação com Zé Roberto
+ Ex de Adriano Imperador tatua foto com cantor Drake
Na Igreja Ortodoxa, os santos são celebrados no dia 1º de novembro. Já os ortodoxos gregos comemoram em 1º de julho.
São Cosme e Damião também são considerados protetores dos gêmeos e das crianças. Por isso, as pessoas criaram o costume de distribuir os doces para homenagear os santos ou cumprir promessas feitas a eles.
Fonte: O Imparcial
+ Montagem com padre Fábio de Melo feita por Evaristo Costa bomba na web