TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
No Pulmão

Saiba como prevenir o câncer que mais mata no Brasil

Só no Brasil foram registradas mais de 26 mil mortes pela doença e a estimativa é de que, até o final deste ano, sejam registrados mais de 31 mil novos casos no País, sendo 60% deles entre homens.

Por Redação T5 Publicado em
Cancer de pulmao

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de pulmão é uma das principais causas de morte evitáveis, já que 90% dos casos estão associados ao tabagismo. Apesar disso, ainda é o tipo de tumor que mais mata no mundo. Só no Brasil foram registradas mais de 26 mil mortes pela doença e a estimativa é de que, até o final deste ano, sejam registrados mais de 31 mil novos casos no País, sendo 60% deles entre homens.

O médico William Nassib William Jr. explica que já existem estudos para o uso da inteligência artificial no auxílio do diagnóstico precoce do câncer de pulmão e a recomendação é de que fumantes e pessoas que tenham casos deste tipo de câncer na família passem por exames periódicos.

Confira abaixo 5 informações importantes que podem ajudar a prevenir e diagnosticar a doença:

·         Existem dois tipos de câncer de pulmão: o de não pequenas células, detectado em 80% dos casos da doença, e o de pequenas células, forma agressiva da doença e que geralmente se origina nos tubos respiratórios, podendo se espalhar rapidamente pelo corpo em forma de metástases.

·         Por estar diretamente ligado ao tabagismo, quanto maior for a quantidade decigarros/dia e maior o tempo de uso do tabaco, maior será também a probabilidade de se desenvolver câncer de pulmão.

·         Fumantes e ex-fumantes que apresentarem sintomas como cansaço, fraqueza, perda depeso, tosse persistente, respiração curta, perda de fôlego, escarro com sangue, rouquidão e dor no peito devem buscar orientação médica.

·         Fumantes passivos também podem desenvolver câncer de pulmão. Estudos comprovam que quem inala a fumaça de quem está fumando tem até duas vezes mais chances dedesenvolver a patologia. Isso se dá por conta das substâncias que são liberadas após a queima do cigarro, que contém até três vezes mais elementos cancerígenos.

·         Exames de imagem como radiografia torácica, tomografia computadorizada do tórax, broncoscopia, cintilografia óssea, além de estudos citológicos de fluído pleural ou saliva, biópsia pulmonar com agulha ou biópsia pulmonar cirúrgica podem auxiliar no diagnóstico preciso da doença.



Relacionadas