TV Tambaú
Jovem Pan
Nova Brasil Maceió
º
Brasil

Nasa faz registro impressionante de queimadas na Amazônia; veja imagem

“Fumaça de incêndios florestais se espalha por vários estados brasileiros”, diz um trecho da publicação.

Por Redação T5 Publicado em
0001 portal t5 noticia logotipo 201006 011456
Registro de satélite mostra nuvem de fumaça sobre o território brasileiro Registro de satélite mostra nuvem de fumaça sobre o território brasileiro Foto: Reprodução / NASA / Twitter

Por meio de seu perfil no Twitter, a Nasa, agência espacial norte-americana, publicou um registro impressionante da região amazônica. A imagem mostra uma imensa coluna de fumaça cinza sobre vários estados do território brasileiro.

A foto datada no último dia 20 (terça-feira), deixa clara a situação inusitada consequência de queimadas criminosas realizadas na região. O registro foi compartilhado ontem (quarta-feira, 21).

Na postagem, a agência informou que mesmo sendo comum a ocorrência de incêndios no Brasil durante esteve período, o número recorde de incêndios é preocupante.

Confira

Smoke from wildfires in the #AmazonRainforest spreads across several Brazilian states in this natural-color image taken by a @NASAEarth instrument on the Suomi NPP satellite. Although it is fire season in Brazil, the number of fires may be record-setting: https://t.co/NVQrffzntrpic.twitter.com/4JTcBz9C8f

— NASA (@NASA) 21 de agosto de 2019

Fumaça de incêndios florestais no #AmazonRainforest se espalha por vários estados brasileiros nesta imagem de cor natural tirada por um instrumento @NASAEarth no satélite NPN da Suomi. Embora seja uma temporada de incêndios no Brasil, o número de incêndios pode ser recorde: https://go.nasa.gov/2zbdf9f”, diz o texto. (em tradução livre do inglês).

Segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), entre os meses de janeiro e agosto deste ano, 72.843 pontos de queimadas foram registrados no Brasil. O número é 83% maior que no mesmo período do ano passado.

Ainda de acordo com a companhia, o aplicativo de visualização de dados do Sistema de Informações e Sistemas de Observação da Terra (EOSDIS) da NASA fornece a capacidade de navegar interativamente por mais de 700 camadas globais de imagens de satélite de resolução completa e, em seguida, fazer o download dos dados subjacentes. Muitas das camadas de imagens disponíveis são atualizadas em três horas de observação, essencialmente mostrando toda a Terra como parece "agora".

Leia mais: Flordelis acusa filho de ter apagado mensagens de celular do pai

Grupo invade depósito do Fisco, amarra vigilante e foge com caminhão de mercadorias em J



Relacionadas