TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º
Brasil

PF desarticula grupo responsável por fraudes bancárias na internet

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva.

Por Redação T5 Publicado em
Policia federal levantamento
Polícia Federal Polícia Federal Foto: Reprodução / DR

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (4), a Operação Singular, para combater a criminalidade cibernética. Por meio de modernas técnicas de investigação digital, desenvolvidas pela PF no ambiente da deep web (nome que se dá à camada da internet que não pode ser acessada através de mecanismos de busca, como o Google, por exemplo), chegou-se a uma organização criminosa com abrangência nacional, integrada por inúmeras pessoas, das quais sete foram identificadas como seus líderes.

Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e cinco de prisão preventiva, nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará. Um dos investigados permanece foragido.

O principal crime cometido é a fraude bancária eletrônica, com o roubo de dados de cartões de crédito e sua posterior revenda. Foi identificado que um dos hackers da quadrilha invadiu o sistema informático de uma grande empresa responsável pela elaboração de concursos e cobrava valores em criptomoedas para aprovar candidatos que conseguissem chegar à segunda fase do certame.

O crime de formação de organização criminosa prevê pena de 3 a 8 anos de reclusão. Já o furto de cartões de crédito prevê de 2 a 8 anos de prisão. Por fim, o crime de invasão de dispositivo informático, pena de 1 a 4 anos.

Agência Brasil

Leia mais: Justiça mantém prisão de homem suspeito de assassinar radialista em Campina Grande

Câmera de segurança registrou assassinato de radialista em Campina Grande

Polícia prende suspeito de matar radialista em Campina Grande

Siga nosso Instagram Facebook e fique bem informado!



Relacionadas