Ministro da Educação afirma que alfabetização de crianças será avaliada por amostra
A partir da nova decisão, vai haver uma amostra de escolas públicas e privadas
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, anunciou, nesta quinta-feira (2), que a alfabetização das crianças vai ser avaliada este ano através de amostra.
De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, o exame havia sido cancelado pela gestão do ex-ministro Ricardo Vélez Rodríguez. Após discussões, a alfabetização foi considerada etapa crucial para o desenvolvimento escolar do estudante.
Essa mudança na prova gerou a demissão do então presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Marcus Vinícius.
Após essa exoneração, o ministro nomeou o delegado da Polícia Federal Elmer Vicenzi para o cargo.
Os exames de leitura, escrita e matemática tinha sido feitos para todas as crianças do 3º ano do ensino fundamental em 2016.
A partir da nova decisão, vai haver uma amostra de escolas públicas e privadas e o ano avaliado será o 2º, no caso, as crianças de 7 anos.
Segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aponta que as crianças devem estar alfabetizadas até o fim do 2º ano. A portaria divulgada, nesta quinta (2), no Diário Oficial da União pelo Inep afirma que a prova vai seguir a BNCC.