MPF dá prazo para MEC explicar se corte afetará obras no Museu Nacional
Em vídeo divulgado nas redes sociais, o ministro da Educação culpou deputados pelo corte de recursos de quase 12 milhões para a reconstrução
O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro estipulou nesta quinta-feira (30) um prazo de cinco dias para o Ministério da Educação explicar se o bloqueio de verbas para universidades e instituições federais de ensino terá impacto na reconstrução do Museu Nacional.
Em um vídeo publicado nas redes sociais, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, ironizou o assunto, fazendo uma paródia de "cantando na chuva" para dizer que são falsas as notícias de que o MEC teria cortado quase doze dos cinquenta e cinco milhões de reais disponíveis para as obras no Museu Nacional, que pegou fogo em setembro do ano passado.
"Está chovendo fake news", dizia o Weintraub com um guarda-chuva nas mãos.
Segundo o ministro, a redução foi decida pela bancada de parlamentares do Rio de Janeiro, no Congresso.
Já o deputado Marcelo Freixo, do PSOL, afirmou que o bloqueio foi realizado pelo executivo e que as informações são públicas, do próprio Governo.
A reitoria da UFRJ, por sua vez, declarou que a Câmara se comprometeu com a verba integral e vê com preocupação o contingenciamento no orçamento da pasta.
SBT