Prazo para solicitar isenção de taxa de inscrição do Enem 2019 termina nesta quarta (10)
No mesmo dia também encerra o prazo para o candidato que teve gratuidade e faltou às provas em 2018 justificar sua ausência
Termina
nesta quarta-feira (10) o prazo para que estudantes de todo o país
solicitem a isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem 2019). Os pedidos podem ser submetidos na página do participante.
Segundo o Ministério da Educação (MEC), três perfis de candidatos têm direito a realizar as provas de forma gratuita. É necessário se encaixar em ao menos um dos seguintes critérios:
- Estar cursando a última série do Ensino Médio, em 2019, em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar;
- Ter cursado todo o Ensino Médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, além de ter renda, por pessoa, igual ou menor que um salário mínimo e meio;
- Estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que possua Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.
O resultado das solicitações de isenção será divulgado no dia 17 de abril. Vale lembrar que mesmo aquele estudante que tiver o pedido aceito deve fazer as inscrição no exame, que acontece entre 6 e 17 de maio, com taxa de R$ 85 para público geral.
Já entre os dias 22 e 26 de abril, os candidatos que tiverem a solicitação de isenção indeferida podem recorrer da decisão por meio de recursos. Saiba mais aqui.
Nesse ano, as provas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro.
Justificativa de ausência
Também encerra nesta quarta-feira o prazo para que os estudantes que tiveram gratuidade no Enem 2018 e não compareceram à prova justifiquem suas ausências. A medida é necessária para que o candidato consiga requerer a isenção da taxa do exame neste e nos próximos anos.
A justificativa também deve ser feita pela página do participante.
Leia também:
Governo propõe dobrar o limite da CNH para 40 pontos
Promotora pede condenação de adolescentes acusados de estupros em colégio de João Pessoa