TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º

Se dar bem na entrevista de emprego é questão de estratégia

​Se você é um jovem a procura de um novo emprego ou um profissional em busca de recolocação, sabe que conseguir uma entrevista para um novo cargo é um grande passo para conquistar a tão sonhada vaga

Por Redação T5 Publicado em
Curriculo 190413 075149

Se você é um jovem a procura de um novo emprego ou um profissional em busca de recolocação, sabe que conseguir uma entrevista para um novo cargo é um grande passo para conquistar a tão sonhada vaga em uma empresa. Para atingir esse objetivo, no entanto, é importante seguir alguns passos simples, porém valiosos, para mandar bem no grande dia. Se sentir confiante, treinar a sua comunicação verbal, não decorar as frases e ser espontâneo, são algumas das dicas iniciais, mas há outros truques que vamos elencar abaixo para você ficar mais tranquilo na entrevista. Confira:

1. Deixe o currículo bem estruturado

Um passo anterior que fará muita diferença na entrevista de emprego é estruturar bem o seu currículo. Ele irá nortear toda a conversa com o recrutador. Portanto, pesquise as melhores formas de formatá-lo de acordo com o cargo que você almeja e a área de atuação. Seja claro e sucinto, mas ressalte qualidades, competências, conhecimentos e habilidades ao longo de sua trajetória profissional. Mais do que mostrar o que você já fez e por onde passou, cite seus resultados.

Para ajudar nesse processo de redigir e estruturar o documento, reflita sobre tudo o que você já fez. Se for um estudante em busca de estágio, experiências anteriores com o centro acadêmico e envolvimento dentro da universidade podem ser bons pontos positivos, assim como trabalhos voluntários e viagens ao exterior. Para os mais experientes, analise sua jornada e os pontos mais importantes dela.

2. Pesquise informações sobre a empresa

Nada mais incômodo do que chegar em uma entrevista de emprego e não saber informações sobre a empresa e o cargo que será ocupado. Para este momento, faça questão de pesquisar missão, visão e valores da organização, além da área de atuação e o mercado em que ela está inserida. Vale contar também com toda e qualquer informação que possam ser úteis para responder porque você é o profissional perfeito para a vaga oferecida. Um dos maiores erros dos executivos é não se preparar adequadamente para essa conversa.

 Se for difícil encontrar dados na web, procure visitar a empresa e conversar com pessoas que já trabalham lá. Toda essa pesquisa prévia será importante não só para a entrevista de emprego como também para saber se você realmente gostaria de trabalhar neste ambiente.

3. Capriche na primeira impressão

Sim, é verdade, a primeira impressão importa e é a que, geralmente, fica. Portanto, capriche na forma como você vai se portar na entrevista de emprego. Não decore respostas, mas ensaie aquelas frases que você quer destacar para controlar o mínimo da conversa e passar uma boa impressão sobre si próprio. Não existe receita mágica para causar uma boa impressão, é claro, mas existem alguns pontos que ajuda muito. Ser empático, ouvir com atenção e fazer boas perguntas são importantes passos para um bom resultado profissional.

A forma de se vestir também diz quem você é e o que deseja. O mais indicado é optar por roupas neutras para não chamar mais atenção para aparência do que para o que você está falando, e vale observar previamente, também, o estilo da empresa. Se for mais informal,  escolha peças mais despojadas; se for mais formal, também é possível imprimir sua própria personalidade, mas o dress code exige o uso de roupas mais sociais, como um sapato e uma camisa.

4. Use a linguagem corporal ao seu favor

Provavelmente você já ouviu aquela expressão: “o corpo fala”. E realmente é verdade, sobretudo na entrevista de emprego. Alguns recrutadores são treinados para identificar gestos e sinais corporais. Por isso, é muito importante ficar atento a essa variável durante a conversa. Não se trata de sacrificar a sua espontaneidade e, sim, de seguir algumas dicas simples.

Você deve manter o olhar no entrevistado a maior parte do tempo, com o cuidado de não fixar os olhos diretamente nele, por exemplo. A coluna deve sempre estar ereta ou levemente inclinada na direção do entrevistador e deve-se tentar eliminar, ainda, alguns hábitos que demonstram nervosismo ou insegurança, como roer as unhas, mexer no celular e morder a ponta de uma caneta.

5. Divida o raciocínio e a experiência em etapas

Reflita sobre as atividades que você já exerceu e tente criar conexões entre elas. Nesse momento, também procure dividir as suas fases profissionais de forma didática, a fim de contextualizar o entrevistador e para  criar uma linha de raciocínio. Você pode mostrar quando começou a etapa de aprendizado, o uso de ferramentas necessárias para o trabalho, até falar sobre como você as colocou em prática na sua atividade.



Relacionadas