Brasil Distrito Federal Mundo Esportes

Metrópoles

Entretenimento Celebridades Últimas notícias
TV Tambaú
Clube FM
26º
Domingo,
30 de Março
justiça

STF deverá decidir sobre encerramento de inquérito aberto por Toffoli

Os pedidos para o arquivamento do inquérito estão sob os cuidados do ministro Edson Fachin, que foi sorteado para ser o relator dos casos.

Por Redação T5 Publicado em
STF EBC
(Foto: Reprodução / Agência Brasil)
ouça este conteúdo

A suspensão da censura a sites de notícias, determinada pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, não colocou fim à discussão. Agora, o STF precisa tomar uma decisão sobre os pedidos de encerramento da investigação.

Os pedidos para o arquivamento do inquérito estão sob os cuidados do ministro Edson Fachin, que foi sorteado para ser o relator dos casos.

Desta forma, Fachin pode decidir sozinho se irá ou não arquivar a investigação, ou ainda, poderá optar por levar os pedidos ao plenário, para que todos os ministros votem.

Reservadamente, alguns ministros defendem o encaminhamento da decisão ao Plenário, para que todos possam decidir sobre a validade do inquérito.

O argumento é que esta seria uma oportunidade para amenizar o desgaste causado à imagem do Supremo pela censura a sites de notícia.

Se o ministro decidir pelo envio ao Plenário, caberá, então, ao presidente do STF, Dias Toffoli, definir quando será o julgamento.

No início da tarde, a revista 'Crusoé' publicou novamente a reportagem "O amigo do amigo de meu pai", a qual deu origem a toda a discussão e foi alvo da censura.

Para o especialista em direito constitucional, Max Kolbe, a revogação da censura era a única decisão correta a ser tomada.

"A imprensa livre tem o direito de pesquisar, de informar, de relatar fatos, ainda que sejam contra grandes autoridades da República", explica Max Kolbe.

Já o especialista em direito digital, Frank Santa Cruz, avalia que a decisão teve efeito contrário, já que proporcionou ainda mais visibilidade à reportagem e à discussão.

"Quando você vivi em uma sociedade de informação, naturalmente, a própria sociedade reage a isso, e foi o que nós vimos, compartilhamentos em vários grupos, nos vários meios digitais", ressalta Frank Santa Cruz.

Na noite desta quinta-feira, em uma transmissão pela internet, o presidente Jair Bolsonaro comentou sobre a liberdade de imprensa. "É aquela velha história, é melhor uma imprensa, às vezes, capengando, do que sem ter imprensa".

SBT



Relacionadas
noscript