Brasil é o país que mais recebe ligações indesejadas no mundo
No ano passado, a média foi de 37 chamadas recebidas por pessoa por mês.
Segundo um levantamento da True Caller, criadora de um aplicativo com mais de 300 milhões de usuários, o Brasil é o país que mais recebe ligações indevidas no mundo.
No ano passado, a média foi de 37 chamadas recebidas por pessoa por mês.
O fisioterapeuta Bruno Novaes, de 29 anos recebe cerca de cinco ligações por dia: “eu acabei de receber uma. O bom é que o celular mostra de onde vem a ligação”.
Nove estados já têm leis que criam cadastros de consumidores que não desejam ser incomodados.
A técnica de enfermagem Cleusa Mendes sempre é importunada quando está esperando uma ligação importante: “em hora indesejada não tem quem não fique de saco cheio, né?”.
Empresas que usam esse serviço e que não respeitam esses cadastros podem ser acionadas pelo Procon e até multadas. É o que garante o advogado especialista em direito do consumidor, Arthur Rollo: “o TJ-SP já vem condenando empresas que vêm cometendo esse tipo de abuso”.
Mas como tudo na vida, existe uma exceção como é o caso do marceneiro Francisco Gonçalves. É ele que liga pros familiares nas horas indesejadas: “tenho tido sorte, faz tempo que não me ligam. Eu que estava ligando para encher um outro filho meu”.
As reclamações de serviço de telemarketing aumentaram 26% no primeiro trimestre esse ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Em reunião com a Anatel, as empresas de telefonia prometeram apresentar em seis meses um código de conduta para evitar as ligações indesejadas.
Veja mais:
+ Homens são encontrados mortos por choque elétrico no Agreste da Paraíba
+ Motorista de carro perde controle e atinge três motociclistas em Bayeux
*Informações da repórter Victor Moraesda Jovem Pan