TV Tambaú
Clube FM
Nova Brasil Maceió
º

Instagram supera Messenger em frequência de uso no Brasil

​O Instagram está instalado em 65% dos smartphones brasileiros

Por Redação T5 Publicado em
Instagram 3

O Instagram está instalado em 65% dos smartphones brasileiros, constata a nova edição da pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box sobre mensageria móvel no Brasil. É a primeira vez que o Instagram é incluído neste relatório. Embora não tenha sido criado originalmente como um app de mensagens, ele tem incorporado funcionalidades de mensageria nos últimos anos e vinha sendo cada vez mais citado pelos entrevistados quando perguntados sobre “outros apps de mensageria” que utilizam. Além disso, recentemente Mark Zuckerberg comunicou que pretende integrar em um backend único o WhatsApp, o Messenger e o Instagram, por entender que os três têm mais semelhanças que diferenças.

Nesta nova edição da pesquisa de mensageria, foi possível verificar que o Instagram já supera o Messenger em frequência de utilização, embora este último tenha uma base instalada maior – está presente em 69% dos smartphones brasileiros, de acordo com o relatório. 84% dos brasileiros com o Instagram instalado abrem o app todo dia ou quase todo dia. Entre usuários do Messenger, essa proporção é de 62%.

A análise demográfica revela que o Instagram é jovem e feminino. Sua penetração é inversamente proporcional à idade. Na faixa entre 16 e 29 anos, o app está instalado em 74% dos smartphones. O percentual cai para 61% no grupo entre 30 e 49 anos, e baixa para 51% entre aqueles com 50 anos ou mais. O grau de fidelidade do Instagram também é maior entre os jovens (89%) do que entre os mais velhos (64%).

Há uma predominância feminina no Instagram: 69% das brasileiras têm o app instalado, contra 61% dos homens. O grau de fidelidade ao Instagram é maior entre as mulheres (86%) do que entre os homens (82%).

Como seria de se esperar, o que os usuários do Instagram mais fazem no app é publicar fotos: 77% têm esse hábito. Comentários em posts vêm em segundo lugar (64%), seguidos pela  publicação de “stories”, aquelas fotos ou vídeos com exibição temporária (61%).

A popularidade do Instagram já havia sido constatada em outra pesquisa Panorama Mobile Time/Opinion Box, aquela sobre uso de apps no Brasil. A presença do Instagram vem aumentando a cada seis meses, sendo hoje um dos três apps mais populares do País de acordo com esse critério, atrás apenas do WhatsApp e do Facebook.

WhatsApp e Telegram

O WhatsApp continua sendo o app de mensagens mais popular do Brasil, instalado em 97% dos smartphones nacionais. O Telegram, dentre os apps monitorados, é aquele com menor presença, instalado em apenas 13% dos aparelhos.

A pesquisa também monitora o uso de SMS, separando entre recebimento e envio de mensagens de texto.

Texto: Fernando Paiva/ Mobile Time



Relacionadas