De papagaio a dentadura: Uber divulga itens mais incomuns esquecidos em viagens no Brasil
O campeão do ranking de mais esquecidos continua sendo o celular
Durante os últimos 12 meses, a Uber catalogou os objetos deixados em veículos que faziam viagens pelo app, no Brasil. O campeão do ranking continua sendo aquele que virou o companheiro inseparável de todo o mundo: o celular. Itens como mochilas/malas, chaves, óculos e roupas vêm logo atrás, como os itens mais esquecidos após viagens com o aplicativo.
Objetos pessoais, como maquiagens e necessaires, também são bem comuns de serem abandonados, assim como sapatinhos de bebê e brinquedos. Certos usuários se superam na falta da memória: deixaram dentaduras, aparelhos auditivos e até mesmo uma prótese de umbigo! Alguns até parecem proposital, como aquele que perdeu algumas multas de trânsito.
E quem diria que Brasília seria a cidade que mais esqueceu objetos no país e 18ª no ranking mundial da empresa? Além da capital federal, cidades como Rio Branco, Montes Claros e Petrolina lideram o pódio no Brasil, e as 22ª, 24ª e 26ª cabeças de vento do mundo.
Uma festa sábado à noite? Cuidado para não deixar bolos e presentes pra trás, pois estes são os objetos mais esquecidos neste dia da semana. Além disso, domingos e segundas-feiras são os dias mais comuns para os desmemoriados deixarem coolers, já às quintas e sextas-feiras, são as malas. E nas terças, na hora de entrar em casa, cheque se o controle está em mãos! Este foi o item campeão de esquecimento na data.
Garrafas de bebida e marmitas também aparecem com frequência. Outros itens, como tabaca de berimbau e capas de instrumentos musicais, marcam presença, junto com camisas de futebol e raquete de tênis.
“Durante o ano passado, vimos milhões de pessoas em todo o mundo utilizarem o Uber, o que significa que uma variedade de itens é deixada para trás. Enquanto telefones, carteiras e chaves perdidos não são uma surpresa, ficamos felizes em ajudar a devolver alguns dos itens mais inusitados – como uma nadadeira – que refletem a singularidade de nossos usuários “, afirma Dan Brubaker, líder de itens perdidos da Uber.
Confira abaixo os rankings completos:
- Itens mais esquecidos em Ubers
Top 5:
- Celular
- Mochilas/Malas/Bolsas/Carteiras
- Chaves
- Óculos
- Roupas
- Itens mais incomuns esquecidos em Ubers
- Dentadura
- Aparelho auditivo
- Prótese de umbigo
- Gaiola de passarinho
- Papagaio
- Rolo de pizza
- Maquete
- Baqueta de madeira de uma zabumba
- Saco de bambole
- 500 docinhos de festa
- Ressonância magnética
- Patinete
- Churros
- Filtro de aspirador de pó
- Pratos de bateria
- 30 ovos
- Cachimbo
- Sanfona
- Cilindros de gás
- Trompete
- Torneira
- Medidor de glicose
- Esguicho de mangueira de incêndio
- Saco de bolinhas para piscina de bolinhas
- Diploma escolar
- Varinha
- Cinta para coluna
- Acessórios de casamento
- Raquete para matar mosquito
- Placas de isopor
- Pasta com provas
- Binóculo
- Nadadeira
- Caderneta de vacina
- Rodas de cadeira de rodas
- Engrenagem de moto
- Bolo fake de 5 andares de casamento
- Itens de criança mais esquecidos em Ubers
- Sapato de crianças
- Bonecas e bichos de pelúcia
- Cadeira de bebê
- Carrinho de bebê
- Chupeta
- Mamadeira
- Enxoval
- Andador de bebê
- Mordedor
- Itens tecnológicos mais esquecidos em Ubers
- Celular
- Câmera
- Caixa de som
- Notebooks
- Carregador de celular
- Videogame
- Acessórios de televisão
- Pendrive
- Acessórios de computadores
- HD externo
- Itens esportivos mais esquecidos em Ubers
- Camisetas de times de futebol
- Raquete de tênis
- Luvas de boxe
- Tênis
- Skate
- Bicicleta e acessórios
- Barraca de camping
- Boné
- Bola
- Roupas esportivas
- Top 10 cidades mais esquecidas do Brasil:
- Brasília
- Rio Branco
- Montes Claros
- Petrolina
- São Luís
- Goiânia
- Porto Velho
- Imperatriz
- Ipatinga
- Cuiabá
- Os itens mais esquecidos em cada dia da semana:
- Segunda-feira: coolers
- Terça-feira: controles de portão
- Quarta-feira: livros
- Quinta-feira: malas
- Sexta-feira: malas
- Sábado: bolos e presentes de aniversário
- Domingo: coolers
Como recuperar um item?
Para encontrar um item esquecido em uma viagem, a melhor forma é entrar em contato diretamente com o motorista, por telefone, usando o próprio aplicativo assim que perceber que esqueceu o objeto.
Se o usuário deixar seu próprio telefone em um Uber, pode acessar sua conta em um computador. Importante frisar que, de forma a reconhecer todo o esforço que os motoristas parceiros fazem para devolver um item aos seus usuários, a empresa requer uma taxa de devolução sempre que um usuário quiser a devolução de um item esquecido. Veja o que fazer:
- Se estiver com o celular, abra o menu tocando no ícone superior à esquerda, toque em “Suas Viagens” e selecione a que você deixou algo
- Toque em “Itens perdidos”
- Toque em “Entrar em contato com meu motorista sobre um item perdido”
- Role para baixo, digite o número de telefone que você gostaria de ser contatado e clique em enviar.
- Se o item perdido foi justamente seu telefone pessoal, acesse o site uber.com/ajuda e faça o login em sua conta. No menu “Problemas com uma viagem específica e reembolsos” clique em “Itens Perdidos”, depois em “Entrar em contato com o motorista sobre um objeto perdido” e digite o número de telefone de um amigo.
- Seu telefone tocará e conectará você diretamente ao número do celular do seu motorista.
- Se o seu motorista atender e confirmar que seu item foi encontrado, combine um horário e local convenientes para ambos para recuperá-lo.
- Se o motorista não atender, deixe um um recado na caixa postal descrevendo o item e informações de contato para que o motorista possa contatá-lo facilmente
Caso o usuário não consiga contato ou combinar a devolução com o seu motorista em até 24 horas após a sua viagem, importante que ele fale diretamente com a Uber, que tentará entrar em contato com o motorista. Para isso, ele deve repetir os procedimentos acima até entrar no menu “Itens Perdidos” e depois clicar em “Entrar em contato com a Uber sobre um item perdido”