Taxa de desemprego aumenta para 12,4% no Brasil
Estima-se que 92,1 milhões estão empregados
O IBGE divulgou, nesta sexta-feira (29), dados da pesquisa Pnad Contínua. De acordo com as informações, a taxa de desemprego ficou em 12,4% no trimestre encerrado em fevereiro. O total de 13,1 milhões de pessoas foram atingidas. De setembro a novembro do ano passado, a taxa foi de 11,6% e o desemprego atingiu 12,2 milhões de pessoas.
O Brasil registra 39,676 milhões de trabalhadores na informalidade representando o total de 43% da força do trabalho no país.
Estima-se que 92,1 milhões estão empregados, sendo uma queda de 1,1% em relação ao trimestre encerrado em novembro.
O coordenador de Trabalho e Rendimento do IBGE, Cimar Azeredo, afirma que o aumento da taxa era aguardado porque em janeiro e fevereiro há dispensa de trabalhadores temporários.
De acordo com o IBGE, 65,7 milhões de pessoas, no trimestre encerrado em fevereiro, não estavam trabalhando ou em busca de uma vaga.
A população de trabalhadores com insuficiência de horas trabalhadas, os desempregados e as pessoas que procuravam trabalho mas não estavam disponíveis para trabalhar, representam o total de 24,6%, sendo 27,9 milhões de pessoas. Apresentando o recorde da história da pesquisa.