PM dispersa manifestantes no Ministério da Educação
Uma manifestação na porta do Ministério da Educação, na Esplanada dos Ministérios, na tarde desta terça-feira (10), terminou em confronto entre policiais militares e manifestantes. Os manifestantes, funcionários, professores e estudantes da Universidade de Brasília (UnB), reivindicavam recursos para a universidade.
+ Sob pena de multa, auditores fiscais da PB devem retornar às atividades em 24 horas
A Polícia Militar usou gás lacrimogênio, gás de pimenta e balas de borracha para dispersar a manifestação, após um grupo de mascarados atirar pedras e pedaços de pau nos policiais que tentavam impedir a entrada dos manifestantes no prédio do ministério.
A estudante de Direito Bruna Araújo participou do ato e disse que a ação policial foi desproporcional ao número de manifestantes. “Na medida em que mais pessoas começavam a chegar no ato, começou a se espalhar entre os participantes a pergunta “vamos entrar no prédio ou não vamos”, e a polícia começou a se preparar. O número de policias no local foi só aumentando”, disse.
A Polícia Militar não revelou o número de policiais envolvidos na operação, mas informou que além da tropa do 6º Batalhão, havia tropas especializadas como cavalaria, batalhão de choque e o Patamo.
Por volta das 11h30, houve o primeiro confronto entre policiais e alguns estudantes. “Após os manifestantes fecharem a Via N1 [via de acesso ao anexo do ministério], começaram a chegar vários camburões e ônibus cheios de policiais, além da cavalaria. Houve muita correria devido às bombas de efeito moral e tiros de borracha”, disse a estudante Bruna Araújo.
Com informações de Agência Brasil.